ÁREA DO ASSINANTE

Consultor Técnico da Rialma Fertilizantes fala sobre expansão e mercado de Fosfato Natural.


https://globalfert.com.br//img/img_globalf.pngEm entrevista ao GlobalFert, Gilberto Coutinho Machado Filho, Consultor Técnico de Vendas da Rialma S.A Fertilizantes falou sobre o mercado de Fosfato Natural e sobre a expansão da Rialma nesse mercado, que demanda cada vez mais produtos.

Gilberto Coutinho Machado Filho, formado em Engenharia Agronômica, e Mestre em produção vegetal, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em paralelo com a University of Ontario Institute of Technology (Canadá) atua como Consultor Técnico de Vendas na Rialma S.A Fertilizantes.

1. O Grupo Rialma começou seus estudos geológicos em 2012 e a oferecer comercialmente fosfato natural em 2017. É um curto período de tempo para uma empresa que está em outros ramos há alguns anos. Quais são as estratégias de expansão do grupo no mercado de fosfatos para os próximos anos?

 Com o objetivo de atender à crescente demanda por fertilizantes fosfatados do país, para os próximos anos, a Rialma Fertilizantes irá otimizar e aumentar a capacidade de nossas plantas de produção. A meta para 2019 é uma planta de beneficiamento com capacidade de produção de 200.000 t/ano. Nova infraestrutura, com armazém, novos escritórios, local de espera para motoristas de caminhões e operação de laboratório com tecnologia de ponta. Tudo isso com objetivo de garantir cada vez mais qualidade no produto entregue para nosso cliente.

2. Quais são os benefícios do fosfato natural no campo? E qual o diferencial que o produto da Rialma pode oferecer ao produtor rural?

 Fosfato Natural é um fertilizante com liberação de fósforo de forma gradual sendo usado em adubações de correção dos solos com baixo teor de fósforo disponível ou manutenção da fertilidade em áreas já corrigidas. Uma das principais vantagens é o efeito residual e maior eficiência agronômica devido à esta liberação gradual. O fosfato da Rialma Fertilizantes, FOSCAL ou Remineralizador Natural de Fosfato Reativo (ReNF-R) é um produto resultado da moagem de rochas fosfáticas sedimentares, possuindo alta porosidade, reatividade e solubilidade acima de 30% em ácido cítrico, o que diferencia dos fosfatos provenientes de rochas ígneas encontradas no País. Além de P2O5 o produto disponibiliza CaO, MgO, K2O e SiO. Outra vantagem é o custo por ponto de P, sendo o menor do mercado, devido ao fato do produto ser produzido no país e não haver adição de produtos químicos. A comercialização é realizada sem interferência do dólar.

3. Além do fosfato natural, vocês possuem outro produto no portfólio para o mercado agro? Há perspectiva de entrada em outros produtos ou mercados? Quais?

 No ano de 2018 trabalhamos apenas no segmento de Fosfato Natural, com nosso produto principal, o FOSCAL. Para os próximos anos existe a perspectiva da entrada de novos fertilizantes fosfatados, diferentes teores de P e outros nutrientes, além da produção e comercialização de corretivos de solo, como, calcário fosfatado.

4. Como a Rialma vê o mercado do agronegócio para o próximo ano e como consequência o de fosfatos naturais?

 Esperamos que a economia brasileira volte a dar sinais de crescimento e o agronegócio continue em ascensão, consequentemente, a demanda por fosfatos naturais tende a crescer devido a intensificação da agricultura com abertura de novas áreas de cerrado nativo e correções de áreas de pastagem degradadas.

5. O Brasil importa grande parte dos fertilizantes que utiliza. Qual a visão de vocês quanto aos investimentos neste mercado no Brasil e oportunidades que levaram a Rialma a entrar neste mercado?

 Acreditamos que o agronegócio é a mola principal que impulsiona a economia brasileira. Com o crescimento da população e demanda por alimentos nas próximas décadas, o Brasil se firmará como principal produtor e exportador de alimentos para o resto do mundo. Situação que certamente ampliará a demanda por fertilizantes fosfatados. O grupo Rialma enxergou como uma grande oportunidade, a possibilidade de se explorar a produção de fertilizantes fosfatados de alta qualidade em uma localização próxima das áreas de produção na região sudeste do estado de Tocantins. Hoje já atendemos a demanda de fosfato natural de produtores em todo estado de Tocantins, Bahia, Piauí, Goiás e Mato Grosso.

6. Além do segmento de fertilizantes, quais outros mercados vocês atuam com o fosfato natural?

 Além de comercializar nossos produtos como fertilizantes para aplicação direta no solo, fornecemos fosfato natural para ser utilizado como matéria prima na produção on farm de produtos organominerais.

Sobre a Rialma S.A

A RIALMA S/A é um grupo privado que atua nos segmentos de energia, agropecuária e mineração. Sediada no Distrito Federal, em Brasília, a empresa atua em 08 Estados Brasileiros e 62 Municípios. Há 35 anos a empresa iniciou suas atividades no ramo agropecuário, cultivo de lavouras de grãos e prática pecuária. Em 2012, o Grupo Rialma por meio da Rialma Fertilizantes, iniciou os estudos geológicos em rochas de alto potencial no Tocantins, objetivando a implantação de uma planta de beneficiamento de fosfato.

Após uma série de trabalhos, foi descoberta uma jazida de 12 milhões de toneladas fosfato em rochas sedimentares, que são reativas e permitem a liberação gradual de fósforo as plantas. 

Em 2017 a Rialma entrou em operação comercial, ofertando fosfatos naturais a preços menores que os de mercado, e, calcários com teores de fósforo, que possibilita a fosfatagem e a correção de acidez em uma única operação, economizando custos logísticos.

 



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2019 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes