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Entrevista: Superintendente Geral da CODESA fala sobre a participação dos fertilizantes nas movimentações do Porto de Vitória e das perspectivas para 2016

O Superintendente Geral da CODESA, Walter Arruda Amâncio, foi entrevistado pelo GlobalFert e falou sobre a participação de fertilizantes no Porto de Vitória que foi de 9,5% do total em 2015, as perspectivas para esse ano e sobre investimentos futuros.

Walter Arruda Amâncio é pós-graduado em logística e comércio internacional pela UVV – Centro Universitário de Vila Velha. Possui experiência de 26 anos na área de logística de transportes nacional e internacional, tendo atuado mais de 20 anos como gerente de logística Internacional na Arcelor Mittal onde desenvolveu operações com logística integrada no Brasil e em vários países principalmente nos EUA, Mercosul, Europa e Rússia. Além disso, foi superintendente de logística no TPP (Terminal Portuário PEIU).

1. O Porto de Vitória, no acumulado de 2015, movimentou aproximadamente 27% do volume total de fertilizantes importados pelo Brasil, destacando-se entre os quatro principais portos no desembarque de fertilizantes. Qual é a participação dos fertilizantes na movimentação total no ano de 2015? 

No porto de Vitória a operação de descarga de fertilizantes ocorre através dos berços públicos 201, 202 e 206, sendo que este último é objeto de contrato de arrendamento ao TPP (Terminal Portuário PEIU). No Estado do Espírito Santo a descarga de fertilizantes também ocorre no Complexo Portuário de Tubarão, especificamente pelo TPD (Terminal de Produtos Diversos) que é um terminal privado pertencente à VALE.

Em 2015 a participação dos fertilizantes na movimentação pelos terminais públicos e arrendados do Porto de Vitória foi de 9,5 %.

2. O Porto de Vitória é um dos principais portos que recebe fertilizantes no Brasil. Existe uma diferença expressiva entre os custos portuários de Paranaguá, principal local de entrada de fertilizantes, e Vitória na operação deste insumo que justifique o maior percentual direcionado para o Porto de Paranaguá?

Além dos custos portuários existem outros fatores que compõem a matriz de decisão dos importadores para determinação do porto de entrada, como por exemplo, o mercado consumidor, a infraestrutura logística existente, a produtividade e outros que em última análise impactam no custo total da importação.  Estamos trabalhando fortemente para o aumento de nossa produtividade e da remoção de alguns gargalos atualmente existentes na infraestrutura atual, como, por exemplo, o aumento da profundidade dos berços e do canal de acesso ao porto. 

3. Quais são as principais origens dos navios de fertilizantes que desembarcam no Porto de Vitória?

EUA, China e Canadá.

4. No mês de janeiro/2016 o Porto de Vitória foi o principal local de entrada dos fertilizantes intermediários no Brasil, aumentando seu volume em 36% em relação ao mesmo período de 2015. A que se deve este aumento e quais são as perspectivas na movimentação de fertilizantes para 2016?

O resultado obtido na movimentação de fertilizantes nos berços públicos e arrendados do Porto de Vitória foi pontual e a perspectiva é que em 2016 seja movimentado um volume similar ao de 2015.

5. O Porto de Vitória possui planos de investimentos em infraestrutura para aumentar sua capacidade de descarregamento?

Sim. Temos em andamento vários investimentos nos berços públicos do porto de Vitória, os quais aumentarão a nossa capacidade de movimentação. Alguns destes investimentos estarão concluídos ainda em 2016. Destaco entre eles a conclusão da Dragagem que levará a profundidade dos berços públicos e do canal de acesso para 14 metros, a implantação do sistema VTMIS para controle de acesso dos navios. Outros importantes investimentos em andamento são o “cadeia logística inteligente” que controlará e otimizará o fluxo de entrada e saída de caminhões no porto e o da obra de adequação do berço 207 que está transformará os dolfins do Atalaia em um terminal de uso múltiplo ampliando assim a nossa oferta de berços para descarga de  graneis, inclusive fertilizantes.

Sobre o Porto de Vitória

O Porto de Vitória foi criado em 1906 e está sob a jurisdição da COMPANHIA DOCAS DO ESPÍRITO SANTO – CODESA, que se constitui na Autoridade Portuária do Espírito Santo. O porto tem catorze berços de atracação e opera mais de trinta tipos de cargas, entre importação e exportação, como contêiner, trigo, automóveis, produtos siderúrgicos, malte, rochas ornamentais, concentrado de cobre, fertilizantes, graneis líquidos, etc., incluindo o serviço às embarcações offshore. Conta, ainda, com pátios para montagem e armazenamento de peças e equipamentos. Sua moderna infraestrutura atende a operadores, agentes e armadores.

 

Equipe GlobalFert, 03/06/2016

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