Mercado

Verde exporta fertilizante para os EUA

A mineradora Verde AgriTech informou, nesta semana, que entrou em produção e concluiu a primeira exportação do produto Super Greensand para os mercados de maconha e de orgânicos dos Estados Unidos. Segundo a companhia, o produto é um multinutriente aprovado para agricultura orgânica livre de salinidade e cloro. A companhia é dona do projeto Cerrado Verde, em São Gotardo (MG), onde explora rochas potássicas como o verdete.

Em comunicado divulgado na terça-feira (16), a companhia afirmou que está em discussões avançadas com um dos principais fornecedores e distribuidores de agricultura orgânica dos Estados Unidos e espera assinar um acordo nas próximas semanas para reforçar a presença da empresa nos mercados orgânico e de maconha do país.

Segundo a empresa, o índice de salinidade do Super Greensand é de apenas 0,17%. De acordo com o blog da VerdeAgriTech, o produto possui benefícios específicos para a questão da sustentabilidade, o que o transforma em candidato ideal para fazendas certificadas e preocupadas com a questão ambiental. Ele é livre de sal e de cloro, seus nutrientes não são lixiviados, não polui o solo nem o lençol freático, tem alta concentração de óxido de silício (59%), absorve amônia, reduz custos e é um maximizador de matéria orgânica.

“Estamos satisfeitos por ter produtores americanos adotando os benefícios do Super Greensand e trabalharemos para expandir esse mercado em crescimento. O Brasil continuará sendo nosso foco principal e estamos ansiosos para vender toda a nossa produção inicial nos próximos meses “, declarou o presidente e CEO da VerdeAgriTech, Cristiano Veloso, em nota.

No dia 27 de abril, a companhia anunciou que recebeu concessão de lavra pelo Ministério de Minas e Energia para a extração de 20 mil toneladas de fertilizantes. Na época, a empresa afirmou que pretendia começar a operação de mineração e processamento em 20 dias.

Segundo a VerdeAgriTech, que opera no Brasil como Verde Fertilizantes, tanto a mineração quanto a industrialização serão realizadas por contratados que já foram selecionados. “Pedimos desculpas pelo tempo que demoramos para chegar a este estágio e estamos entusiasmados por finalmente começar a gerar fluxo de caixa. Apesar dos anos necessários para chegar à produção, a Verde alcançou este marco com menos de 40 milhões de ações em circulação. Nós agradecemos aos nossos investidores, nossos empregados atuais e antigos, e nossos parceiros por todo apoio e paciência”, declarou Veloso.

O Notícias de Mineração Brasil (NMB) entrou em contato com Veloso para saber mais detalhes sobre a concessão de lavra obtida pela empresa e também sobre o Super Greensand, mas não obteve respostas até a publicação desta matéria.

 

Notícias de Mineração, 18/05/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo