ÁREA DO ASSINANTE

Invictus e Sable Chemicals assinam acordo para fornecimento de gás natural


A Invictus Energy Limited firmou um memorando de entendimento (MoU) não vinculante com a fabricante local de fertilizantes, Sable Chemical Industries, para o progresso do suprimento de gás do Projeto Cabora Bassa, sujeito à descoberta comercial de gás.

Sob os termos do MoU, a Sable seria contratada para levar 13 bilhões de pés cúbicos de gás por ano, com a opção de aumentar para 26 bilhões de pés cúbicos.

O prazo de fornecimento de 20 anos fornece uma forte visibilidade de receita no caso em que Cahora Bassa é transformada em uma fonte de fornecimento de gás comercial.

A Sable é o único fabricante de fertilizantes à base de nitrato de amônio de grau agrícola no Zimbábue e um consumidor de gás potencialmente grande.

Nos termos do Memorando de Entendimento, a Invictus e a Sable concordaram em trabalhar em conjunto e cooperar no sentido de investigar a viabilidade económica e comercial do fornecimento de gás natural do projeto de Cahora Bassa à fábrica de fertilizantes Sable, localizada perto de Kwekwe.

O diretor executivo da Invictus, Scott Macmillan, disse que o acordo foi positivo em termos do perfil prospectivo de lucros de sua empresa e seria um fator significativo para que a empresa negociasse satisfatoriamente os termos de financiamento e tornasse o projeto cada vez mais atraente para possíveis parceiros.

"Assinar este Memorando com Sable marca um momento significativo em nossas negociações comerciais, à medida que procuramos avançar no projeto Cabora Bassa", disse ele em comunicado divulgando o acordo.

“A Sable é a única produtora de fertilizantes nitrogenados no Zimbábue e uma marca bem reconhecida no país. Estamos orgulhosos de trabalhar com eles para cumprir sua ambição de se tornar o fabricante e fornecedor principal de fertilizantes e outros produtos químicos na África. O potencial de fornecimento de gás de até 70 milhões de pés cúbicos por dia durante 20 anos é um volume substancial, que ajudará a sustentar o desenvolvimento de qualquer descoberta de gás comercial que fizermos no Projeto Cahora Bassa.”

A Sable Chemicals foi fundada em 1969 e atualmente opera uma fábrica de fertilizantes, que produz fertilizantes de nitrato de amônia a partir da matéria-prima de gás de amônia atualmente importada da África do Sul.

A sua fábrica tem capacidade para produzir 240.000 toneladas de nitrato de amónio anualmente.

O potencial futuro de fornecimento de gás pela Invictus também é crítico para o programa de expansão de médio prazo da Sable, que visa aumentar a produção para 600 mil toneladas de fertilizantes nitrogenados.

newsday 08/05/2019



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2019 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes