Culturas

Atraso na entrega de fertilizantes pode prejudicar safra de soja em MT

O plantio da safra 18/19 já começou, mas tem produtor que ainda não recebeu os fertilizantes para dar início ao cultivo da soja. O atraso preocupa e coloca em alerta alguns agricultores em Mato Grosso. Produtor na região de Sorriso, Luimar Gemi, é associado a uma cooperativa com aproximadamente 60 sojicultores. A demora no recebimento do adubo, segundo ele, foi um dos temas centrais de uma reunião entre os cooperados, realizada esta semana.

O Conselho Estadual das Associações das Revendas de Produtos Agropecuários (Cearpa), confirma que há atrasos pontuais na região de Sorriso e ressalta que isso só ocorreu por conta da demora nos embarques desses fertilizantes nos portos. Um reflexo dos embaraços logísticos gerados após a greve dos caminhoneiros, com o tabelamento do transporte. Algumas indústrias, segundo a Cearpa, não conseguiram cumprir o cronograma e agora correm para entregar o insumo para os compradores, entre eles as revendas. Essas, aliás, fazem o mesmo assim que recebem o produto: correm para agilizar a entrega aos agricultores.

O momento deixa os produtores apreensivos. Sem os fertilizantes para fazer a adubação de base, o plantio pode ser comprometido. Fator que pode influenciar a produtividade das plantações.

Além da apreensão com os atrasos na entrega, tem agricultor preocupado com a rentabilidade. Quem deixou para comprar o insumo agora, vai ver a valorização do Dólar pesar no bolso.

Canal Rural, 21/09/2018

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo