Utilfertil by Agrium quer participar ativamente do mercado brasileiro e fala sobre as perspectivas para 2017


Julio Zavala, responsável pelo comando da Utilfertil by Agrium no Brasil, falou em entrevista ao GlobalFert sobre o mercado brasileiro de fertilizantes e o crescimento da atuação da empresa no Brasil.

Julio é argentino, formado em Engenharia Agronômica pela UBA (Universidad de Buenos Aires). Trabalha na Agrium desde o ano 1995. Começou como Gerente de um misturador e passou por diversas posições na Empresa na Argentina até que assumiu o desafio de comandar a Utilfertil by Agrium no Brasil.

1. Em 2012, a Agrium adquiriu a Utilfertill e fez dela a sua primeira unidade no Brasil. Qual a importância do mercado brasileiro para a Agrium?

A Agrium tem uma forte presença em 4 países muito importantes para a produção de alimentos que são EUA, Canadá, Austrália e Argentina. Porém, Brasil é o país com maior potencial agrícola do mundo e a Agrium quer participar mais ativamente neste mercado oferecendo produtos de alta qualidade e serviços com tecnologia para ajudar a aumentar a produção de grãos no Brasil.

2. Atualmente, a Utilfertil atua principalmente nas regiões de São Paulo e Minas Gerais. Existem planos de expansão para outros estados?

Começamos atuando no estado de São Paulo e depois abrimos uma unidade em Minas Gerais. Nossa ideia é atuar em todas as regiões produtivas no Brasil, mas como nosso objetivo é buscar em cada região quais as necessidades do produtor dependendo da ecologia da região, cultura, clima etc... Isso leva tempo e não temos pressa neste sentido. Queremos crescer de um jeito firme e sustentável.

3. Qual é o market-share da Utilfertil no mercado brasileiro de fertilizantes? E na região Sudeste do país?

Nós não falamos de Market-share e sim, de quantidade de clientes que aceitam nossa proposta e ficam satisfeitos com o trabalho que fazemos em conjunto com eles. Deixamos isto para outras empresas. Ainda estamos abrindo mercado e somos pequenos no Estado de São Paulo e em Minas Gerais.

4. No primeiro bimestre de 2017, observamos um aumento significativo das importações brasileiras de fertilizantes em relação ao mesmo período do ano anterior. Na visão da Utilfertil quais foram os fatores determinantes para este crescimento?

No ano 2016 tivemos um crescimento bem expressivo no consumo de fertilizantes no Brasil. Isto fez com que os estoques de passagem do fim de ano fossem muito abaixo em relação as expectativas de venda para o primeiro trimestre de 2017. Então as Companhias aumentaram as importações para recompor o estoque e continuar vendendo.

5. Quais são as perspectivas da empresa para o mercado de fertilizantes em 2017? 

Olhamos com otimismo para 2017 em relação a nossa atuação no mercado. O ano será muito desafiador, pois os preços das commodities estão baixos e as expectativas não são muito positivas, mas nas regiões que atuamos a produtividade será muito boa, os produtores sabem que precisam produzir a mais quando os preços caem e isso e o que nós fazemos de melhor: ajudar o produtor a aumentar a produção com eficiência.

Sobre a Utilfertil by Agrium

Em abril de 2012, a multinacional AGRIUM adquiriu a empresa Utilfertil em sua totalidade, fazendo dela sua primeira unidade no Brasil. A partir dai iniciou-se uma nova fase da empresa, agora com nome e sobrenome Utilfertil by Agrium.

A empresa tem sua base de produção no município de Itapetininga, São Paulo, em uma área de 65 mil m² com instalações modernas e automatizadas além de uma localização estratégica na Rodovia Raposo Tavares. A estrutura também conta com três unidades de produção, armazéns com silos para 30 mil toneladas de matérias primas e dois desvios ferroviários próprios para recebimento e expedição.

 

Equipe GlobalFert, 30/03/2017



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2017 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes