Nutrisafra fala sobre benefícios da fertirrigação e expectativas para o mercado brasileiro de fertilizantes em 2017


Em entrevista ao GlobalFert, Jorge Takahashi e Heitor Takahashi, respectivamente, Diretor e Gerente de Operações da Nutrisafra, falaram sobre as vantagens da fertirrigação nas culturas e sobre as expectativas para o mercado brasileiro de fertilizantes em 2017. 

Jorge possui graduação em Administração de Empresas e atualmente é Diretor da Nutrisafra Fertilizantes Ltda. Heitor é Engenheiro Agrônomo formado pela UFLA, especialista em manejo do solo e possui MBA em gestão empresarial.  

1. A Nutrisafra trabalha com fertilizantes hidrossolúveis para fertirrigação. Qual é o diferencial da fertilização tradicional que a prática da fertirrigação pode trazer para as culturas?

Sim. Matérias primas da alta qualidade, de alta solubilidade e ausência de cloro. Formulações específicas por cultura e seus diferentes estágios de desenvolvimento. As vantagens básicas da fertirrigação são: a) Agronômica: O parcelamento da adubação fornecendo os nutrientes no momento em que a planta necessita; nas quantidades corretas evitando doses excessivas e perdas por lixiviação; e também aplicação no local correto onde as raízes tem maior atividade. b) Econômica: Redução de custo de mão de obra na aplicação.

2. A Nutrisafra trabalha hoje com todos os segmentos da nutrição vegetal, como o organomineral e o foliar. Quais melhorias em relação à produtividade e qualidade na produção que estes produtos podem trazer em relação à fertilização mineral?

O foco da Nutrisafra são os fertilizantes organominerais. Trabalhamos com diferentes tipos de matérias orgânicas e produzimos diferentes formulações para atender as mais diversas culturas e seus diferentes estágios de desenvolvimento. A grande vantagem desse tipo de fertilizante é uma adubação mais eficiente, onde a absorção de nutrientes é otimizada, pois as perdas são reduzidas e a matéria orgânica melhora propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Temos então um ganho em produtividade, na qualidade dos produtos colhidos e uma continua melhoria na qualidade do solo.

Acreditamos que a adubação organomineral é adubação ideal, pois contém nutrientes minerais que darão a produtividade e a matéria orgânica dará a sustentabilidade para o produtor plantar ao longo de décadas na mesma área, ou seja, consegue-se ter uma produção de alta performance e ao mesmo tempo melhorando o condicionamento do solo.

Em relação aos fertilizantes foliares a Nutrisafra atua em três frentes. Primeiro, possuímos uma linha com a marca Nutrisafra em que atendemos diretamente o mercado, são fertilizantes formulados com aminoácidos e fosfitos. Segundo, nosso grande diferencial é que somos produtores de aminoácidos, fornecendo para outras indústrias de foliares. Nosso aminoácido tem alto teor de aminoácidos livres, contém 20 diferentes de L-aminoácidos e alto teor de carbono orgânico. Terceiro, prestamos o serviço de toller, onde produzimos formulações foliares prontas nas marcas de terceiros.

3. Quais são as principais culturas que utilizam os produtos da Nutrisafra?

A Nutrisafra inicialmente sempre teve um foco no mercado de HFF (hortaliças, frutas e flores), mas como produzimos organominerais granulados de alta qualidade, temos observado um grande aumento nas vendas para o mercado de grãos. 

4. Quais são as perspectivas da empresa para o mercado de fertilizantes em 2017?

Acredito que se nada excepcional acontecer à demanda de fertilizantes continuará com seu ritmo crescente e a nossa da mesma forma, porém focando os produtos especiais que atualmente tem tido uma boa aceitação por parte dos produtores tecnificados.

Sobre a Nutrisafra

A Nutrisafra Fertilizantes iniciou a suas atividades em 1984 e dedicou-se inicialmente a atender pequenos e médios produtores do cinturão verde de São Paulo. Em 1994 foram agregados ao seu corpo de sócios, profissionais oriundos da Cooperativa Agrícola de Cotia trazendo consigo todo Know-how de produção e comercialização de fertilizantes.

Além dos fertilizantes organominerais, a Nutrisafra trabalha com todos os seguimentos da nutrição vegetal como Fertilizantes Minerais, orgânicos, foliares, hidrossolúveis e condicionadores de solos.

A Nutrisafra tem sua sede em São Paulo e duas Unidades de Produção: a Unidade de Produção de Mogi em uma área de 105.000 m2, que é constituída por duas unidades de misturas, uma unidade granuladora e uma planta de Fertilizantes foliares; e a Unidade de Cosmópolis, que possui além de toda infraestrutura para armazenamento, mistura e ensaque possui uma área de compostagem de 70.000 m2.

 

Equipe GlobalFert, 28/04/2017



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2017 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes