Entrevistas

Entrevista Triunfo Mineração do Brasil – KPFértil

Diante de um mercado de inovações, o GlobalFert entrevistou essa semana a Harvest Minerals, uma mineradora essencialmente sustentável que produz um remineralizador multinutriente para manutenção do equilíbrio nutricional do solo, o KP Fertil. Os entrevistados foram André Paiva, Controller da empresa e Frederico Bernardez, Gerente Geral e Administrador.

  • [GlobalFert] (O que é o KP Fértil e quais os seus benefícios agronômicos como remineralizador de solo?)
  • [Harvest Minerals] Esse projeto é único! A matéria prima do KP Fértil é proveniente de uma rocha presente em apenas 4 países no mundo, o kamafugito, sendo um deles o Brasil, o que faz o nosso produto ser muito diferenciado.
    O KP fértil, é obtido diretamente da natureza, sem que necessite passar por nenhuma transformação química. A ação do intemperismo nesta rocha propiciou a alteração de nutrientes e minerais, garantindo melhor Capacidade de Troca Catiônica (CTC), e melhor capacidade de retenção de água, características não convencionalmente encontradas em fertilizantes convencionais, além de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e silício, essenciais para as plantas. Outro fator de muita relevância é o fato de que o produto possui uma liberação gradativa de nutrientes, o que melhora o aproveitamento dos nutrientes ao longo do tempo e proporciona o uso do KP Fértil sozinho ou conjuntamente a outros fertilizantes tradicionais.
    O produto, como já dissemos, é natural e por isso não temos nenhuma barragem de rejeitos, nenhuma adição de produtos químicos, o que faz a nossa produção ser sustentável ao meio ambiente e garantiu a Harvest Minerals um selo verde na Bolsa de Londres.

  • [GlobalFert] E particularmente para cana-de-açúcar? Existem benefícios associados?
  • [Harvest Minerals] O KP Fértil é um produto versátil, pois possui em sua composição diversos macronutrientes (fósforo, potássio, cálcio e magnésio), além de portar diversos micronutrientes essenciais para a lavoura (Si, Mn, Fe, Co, B, Mo, Zn), o que faz com que ele traga benefícios para todos os tipos de lavouras.
    Já existem diversos experimentos de eficácia comprovada na cana de açúcar com referencias no setor, inclusive sendo conduzidas dentro de grandes usinas – para plantio, substituição parcial em cobertura – enriquecimento de compostos orgânicos (para compostagem) – amplo atendimento – personalizado.
    Possuímos também uma fazenda experimental focada apenas nisso, onde testamos variações de uso para atingir os melhores resultados. Nesta fazenda, conseguimos produzir um café premium que está indo para competições.
    Estamos localizados perto da região produtora de café, sendo nosso maior mercado consumidor, – porém, comercializamos também para diversas outras culturas, pois não há restrição de uso. Pelo produto contar também com silício, que é um elemento muito observado na produção de cana-de-açúcar, vem ganhando espaço neste mercado bastante promissor para a empresa.

  • [GlobalFert] Existe expectativa de crescimento à longo prazo? Não só para a empresa, mas para o setor de mineração/fertilizantes em geral?
  • [Harvest Minerals] O Brasil produz muito alimento e a cada ano produz mais que o ano anterior, porém necessita de apoio internacional para aquisição de insumos como fertilizantes, já que é insuficiente nessa área, pois a maior parte dos fertilizantes são importados. Caso queiramos sair desse cenário, será necessário crescer o mercado interno produtor de fertilizantes e alternativas sustentáveis.
    Para a empresa, há perspectiva de crescimento e melhoria na estruturação. A empresa já possui licença para produção de 400 mil t/ano e produz atualmente 100 mil t/ano. Além disso, temos ainda mais cerca de 10 outros projetos para desenvolvimento.

  • [GlobalFert] Diante de uma logística global congestionada, com portos apresentando atrasos de entrega e o custo de contêineres que aumentaram até 3 vezes desde o começo do ano, a empresa se vê afetada? Se sim, como?
  • [Harvest Minerals] O foco da empresa é o mercado interno. Sendo um produto nacional, ele sofre pouco com variação de cambio e importação. Toda a cadeia produtiva é controlada pela própria empresa, o que dá segurança tanto para a gente quanto para os nossos clientes.
    O cenário logístico brasileiro é um desafio para a empresa, como para todo mercado. A empresa utiliza uma vasta gama de transportadoras parceiras e tem setor próprio de logística totalmente digitalizado que nos dá um diferencial competitivo fundamental. A criação de políticas públicas pode amenizar a situação de problemas logísticos, principalmente em um cenário de ameaças de novas greves de caminhoneiros.

  • [GlobalFert] Com a economia global se recuperando da pandemia que assolou o setor de produção, estamos vendo uma crise energética sem precedentes, a citar pelo gás natural e o carvão em altíssimos patamares. A KP Fértil foi afetada? Se sim, como?
  • [Harvest Minerals] A energia é um fator limitante para desenvolvimento. Aqui no Brasil, a questão da falta de chuvas prejudica o setor hidrelétrico, com isso, já existe o aumento com custos de energia que acarretam o encarecimento de toda a cadeia produtiva. A empresa estará inaugurando ainda em 2021 uma usina solar, que vai atender a todas suas unidades em MG, trazendo mais sustentabilidade e competitividade a seu projeto e avançando ainda mais na agenda ESG.

Globalfert, 10/11/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo