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GlobalFert – Entrevista exclusiva com Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara fertilizantes

Acompanhe a entrevista exclusiva GlobalFert com Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara fertilizantes, falando sobre os desafios e perspectivas para o mercado de fertilizantes.

Amyr: Olá, seja bem-vindo a mais um conteúdo exclusivo GlobalFert.

Hoje temos Maicon Cossa, vice-presidente comercial da Yara fertilizantes.

Seja bem-vindo Maicon! É um prazer ter você aqui com a gente.

Maicon: O prazer é todo meu. Muito obrigado pela oportunidade, é um prazer estarmos conversando um pouco hoje.

Amyr: Obrigado Maicon!

Para iniciar, gostaria que você falasse um pouco sobre você e sobre sua posição na Yara.

Maicon: Está bem!Meu nome é Maicon Cossa, sou Engenheiro agrônomo de formação, formado há 18 anos, e esse é o tempo que trabalho no setor de nutrição de plantas na Yara. Comecei como trainee há quase 18 anos, um pouco antes de me formar e a partir daí construí uma trajetória dentro do setor e da empresa.

Tive uma passagem recentemente pela Noruega onde se encontra a sede da Yara, e retornei ao Brasil recentemente no início de 2021 com a posição de vice-presidente comercial, que engloba na verdade, as responsabilidades da nossa atuação no campo, o desenvolvimento de mercado da empresa, das vendas e do nosso posicionamento lá no mercado junto aos nossos clientes.

Amyr: Em 2021, o Brasil importou aproximadamente 37 milhões de toneladas de fertilizantes de janeiro a novembro no acumulado do ano, registrando um volume recorde e ganhando mais relevância na compra mundial de fertilizantes.

Além de uma relação de troca favorável para a compra, quais foram os outros fatores que influenciaram para isso?

Maicon: Uma boa pergunta! Uma boa discussão aqui, como mencionaste a relação de troca teve uma influência certamente no tamanho do mercado e teve uma participação no tempo da compra. Se a gente lembrar, o mercado foi bastante antecipado no ano passado. Foi realmente muito puxado pela relação de troca.

Além da relação de troca, outro ponto que também é importante, é a questão de na última linha, da rentabilidade dos cultivos. Então é quase que uma consequência, embora não direta e automática da relação de troca, mas o fato é que a rentabilidade para a maioria dos cultivos. Obviamente sabemos que isso não vale para a maioria dos cultivos e tão pouco para 100% dos agricultores do Brasil. O Brasil é muito grande e muito diverso, a gente enfrenta questões climáticas diferentes, em diferentes regiões, mas olhando lá para o 80, 90% dos cultivos e agricultores, a rentabilidade foi muito boa de fato o que motivou os agricultores, combinando com a relação de troca, antecipação, e um crescimento de mercado. E um outro ponto também importante, é a qualidade da nutrição de plantas onde vemos um crescimento ainda maior, se pensar em produtos que chamaríamos de especiais, premium, que são aqueles produtos que claramente agregam mais valor para o agricultor, produzido mais e melhor, o que vemos lá no final um investimento maior como um todo.

Amyr: Além desses pontos que você comentou, temos também a participação da modernização. A modernização no campo com a agricultura 4.0 já e uma realidade para os produtores brasileiros. O que a Yara tem feito para se manter presente nesse novo ambiente? Houve alguma mudança nos canais de venda para o consumidor final?

Maicon: De fato esse tema é muito importante para a Yara e de fato como não é novidade, nem segredo, o campo passa, falando de uma maneira mais simplista, por uma revolução tecnológica.

Quando vamos lá no campo hoje e lembramos como era, como falei, me formei há 18 anos atrás, realmente a revolução é muito grande. Podemos colocar isso do ponto de vista da Yara de duas formas, uma é da maneira que o cliente se relaciona com as empresas. Aí sim a Yara tem se desenvolvido para atender sempre da melhor forma o nosso cliente. E o que me refiro aqui é o estar acessível para o cliente se relacionar conosco, além de nossa maneira tradicional de estar presente no campo, estar presente com os nossos canais de atendimento. Nós lançamos agora no início do ano dois canais de atendimento e vendas digitais, um e-commerce que estamos começando a escalar agora no Brasil onde o cliente pode acessar e fazer a compra dos produtos Yara, e também no marketplace que é uma maneira de dar acesso online e digital aos nossos agricultores, através dos nossos canais parceiros. Isso na linha de estarmos acessíveis e disponíveis, e fazermos o atendimento da maneira que o cliente quer fazer e quer acessar a Yara.

O outro aspecto ou ângulo da revolução do campo, da revolução 4.0, é a maneira como o agricultor de fato trabalha Amyr, ele está falando de como o agricultor vai fazer, por exemplo, uma recomendação, uma análise do que ele vai aplicar, como ele vai aplicar, a maneira que o agricultor vai monitorar, o crescimento e desenvolvimento da lavoura, da planta e com base nisso cruzando informações com análise de solo, com expectativa de produtividade da estratégia de adubação no final do dia.

Nesse sentido também temos trabalhado bastante e desenvolvido de algumas ferramentas, e poderia citar o Ayra, que é uma ferramenta de recomendação adequada de nutrição de planta. O Atfarm que também, sendo digital onde o agricultor pode mapear sua lavoura, acompanhar o desenvolvimento, ter uma recomendação, por exemplo, de aplicação de nutrientes. Então, esses dois aspectos são muito importantes. A maneira como o cliente quer se relacionar conosco, e a maneira como o agricultor trabalha e emprega a tecnologia para melhor produzir, vamos chamar assim.

Amyr: Perfeito! Então vemos a Yara bem presente, trazendo essa sensibilidade para o produtor rural, também permitindo uma ferramenta mais prática para utilizarem no campo, como você citou a ferramenta de recomendação, e isso está muito ligado com o consumo de fertilizantes.

Existe uma expectativa da Aprosoja, que a demanda de fertilizantes em 2022, principalmente para a soja e milho, seja menor em comparação a 2020 e 2021 devido às relações de troca favoráveis e o aumento de custo dos produtores.

Qual a visão da Yara para o consumo de fertilizantes no Brasil em 2022?

Maicon: Essa também, Amyr, é uma boa pergunta para entender qual seria o consumo.

De fato, em nosso entendimento o mercado cresceu bastante comparando anos anteriores. Não temos os números finais de 2021 ainda, mas claramente o mercado cresceu até outubro, mais do que 10%, mais um ano de crescimento acima de 10%. De fato, olhando o desenvolvimento de 2021, além de todos os desafios que a indústria teve, chegamos no início de 2022 com o preço do fertilizante muito mais alto se for comparar com o que vivemos do início de 2021, piorando a relação de troca.

Ao mesmo tempo Amyr, olhamos hoje como aspecto positivo para o agricultor, olhamos ainda o ponto de rentabilidade, pegamos ainda a maior parte dos cultivos, vamos falar de soja, milho, cana e algodão. Culturas que vão representar de novo 60 a 80% de mercado, a rentabilidade segue sendo muito boa, embora nos custos atuais do fertilizante, sabemos que todos os custos subiram, então, claramente houve uma mudança grande, mas embora a rentabilidade siga muito boa, dependendo do cultivo da região, da realidade de cada agricultor.

Mas é muito claro que, tanto o agricultor quanto as empresas, estão nesse meio navegando em um risco muito maior. Porque de fato, mesmo que olharmos em reais por hectares, por exemplo, a rentabilidade pode até ser a mesma na planilha excel para o agricultor, mas um nível de custo muito mais alto, e se der errado, dá muito mais prejuízo. Isso certamente coloca um certo receio no agricultor. Então o nosso entendimento lá no final, tentando objetivar a sua pergunta, é que vamos viver um 2022 um mercado, não esperamos um crescimento parecido com 2020 e 2021, mas também não acreditamos que o mercado vai reduzir. Acreditamos sim que vai existir um uso mais racional, onde temos oportunidade para isso. Aquele agricultor que fala que fez uma poupança de fósforo ou algum nutriente, vai poder usar essa poupança e ao mesmo tempo, não vai fazer muito sentido no nosso entendimento, não investir adequadamente porque a rentabilidade segue incentivando.

O Brasil segue crescendo, a cultura segue crescendo, tendo novas áreas também de plantio. Então, não enxergamos uma forte redução, por exemplo. Não pelo menos no que conseguimos enxergar hoje, Amyr.

Amyr: A gente observou desde 2020, diversas dificuldades para a agricultura, não só para a agricultura, mas também para a indústria global. Desde fornecimento de matéria-prima e até logística internacional.

Quais vocês enxergam como os principais, os maiores desafios para 2022?

Maicon: Nesse tema, em algum sentido, parece que 2021 ainda não acabou. De fato, o que vivemos foi um ano muito difícil para a indústria, e em última estância também para o agricultor.

Para resumir, um investimento que, por um lado, está muito bom na relação de troca, está com um abastecimento muito difícil. Inclusive, a indústria teve um extra custo para poder atender, e infelizmente não pode atender da maneira perfeita o agricultor, e mesmo assim com um custo mais elevado pelos desafios de abastecimento, que foram logísticos e disponibilidade de material.

Quando vamos para 2022, muitos desses fantasmas ou desses desafios continuam, e toda semana estamos vendo os desenvolvimentos das sanções, Bielorrússia por exemplo, impactando o potássio, vemos a Rússia segurando as exportações de nitrogênio, nitrato que também impacta. Vemos a China que hoje não exporta, em algum momento talvez exporte fósforo e outros nutrientes, então seguimos vendo um mercado com níveis de preço muito mais altos, que é um desafio por si só para o agricultor, mas também para a indústria. Vendo preços oscilando rápido, preços muito altos que nos colocam em um nível de risco muito alto, com dificuldades de abastecimento, mudando a matriz ao longo dos anos com um custo muito alto, que de fato são alguns dos mesmos elementos de 2021 que persistem para esse ano.

Somado a isso, no ano passado, tinham alguns agricultores comprando bem cedo, e hoje, o agricultor está nessa dúvida. Se por um lado eu espero, achando que talvez o preço possa melhorar, e ninguém sabe o que pode acontecer. Ao mesmo tempo, há dúvida se espero para comprar, vai ter produto? Ninguém pode garantir que vai ter disponibilidade adequada.

Então de novo, os grandes desafios são praticamente os mesmos, claro que acreditamos estar mais preparados para enfrentá-los. Nos adequamos, no caso da Yara, a nossa maneira de trabalhar enfim, para contemplar esses riscos, mas certamente será um ano bastante desafiador.

Amyr: Gostei muito do termo que você utilizou: “Fantasma”. Realmente foi um susto que a agricultura tomou, que a indústria tomou, quando se olha para os preços depois dessas alterações que houve no mercado. Os preços realmente bem elevados.

Já caminhando para o final da entrevista, gostaria que você deixasse uma mensagem final para o produtor rural que nos assiste.

Maicon: A primeira palavra aqui é de agradecimento porque de novo, você falou para eu falar um pouco de mim lá no início, também sou filho de pequeno agricultor, sou agrônomo, mas muito além do Maicon, da Yara, obviamente, o nosso agradecimento vai para o produtor rural das diferentes regiões do Brasil, das diferentes realidades, do pequeno agricultor ou o megaempresário rural, pela parceria ao longo do tempo. É o que buscamos como empresa, ser a parceira preferida dos nossos clientes. Então agradecer por essa parceria, parabenizar o agricultor diante todos os desafios e as incertezas que existe no campo, estávamos falando da situação que estamos vivendo hoje, certo?

Estamos conversando aqui, que vendo no sul do Brasil uma seca que há algum tempo não via, trazendo muitas perdas de fato para o agricultor. Vemos no Centro do Brasil e Centro-Oeste chovendo muito mais do que deveria, mas também acarretando perdas e mesmo com tudo isso, a agricultura continua crescendo em produtividade e ajudando a mover o Brasil.

Nossa palavra é essa, de agradecimento, de parabenização e para dizer que a Yara está aqui para ser a parceira do agricultor. Sempre contem conosco, nossa equipe que está no campo e no mundo digital, com nossos canais parceiros. A Yara está sempre disponível.

Amyr: Perfeito. O GlobalFert também está disponível para vocês quando vocês quiserem viu Maicon.

Muito obrigado pela sua participação, obrigado pelas informações e vamos encerrando por aqui.

E para você que acompanhou a entrevista até o final, mantenha-se um passo à frente no mercado de fertilizante e acesse o site www.globalfert.com.br.

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