Logística

Com expectativa de aumento, fretes rodoviários se elevam em julho

De acordo com o Grupo ESALQ-LOG, os fretes praticados no mês de julho apresentaram elevações em função do aumento de entrega de fertilizantes ao produtor final. Esse aumento tem como fatores a elevação das expectativas para a safra brasileira de 2017/2018 e queda para a safra de grãos dos EUA.

O único estado em que a tendência de aumento não foi observada foi no Rio grande do Sul, devido ao volume de chuvas ter se apresentado alto e a expectativa de rentabilidade para as culturas de inverno terem sido menores. Os produtores optaram por diminuir a área plantada e, por consequência, o uso de fertilizantes. 

Outro fator para o aumento dos fretes se deve ao escoamento tardio do milho de segunda safra, causando uma baixa disponibilidade de veículos para o transporte, impactando no aumento dos fretes observados.

Com as boas expectativas para a próxima safra e a aproximação de época de plantio na região centro-oeste, é esperado um aumento nas movimentações de adubos. Com a alta demanda esperada, o valor dos fretes deve sofrer variações positivas, ocasionado pela baixa disponibilidade de caminhões.

 

Grupo ESALQ-LOG, 16/08/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo