Logística

Com grande movimentação de adubo, Rumo pode adaptar Malha Paulista para atender à demanda da ferrovia Norte-Sul

De acordo com o Estadão, a Rumo Logística projeta fazer obras na Malha Paulista que, segundo a empresa, ajudariam a dar conta de toda a demanda de volume de carga estimada pelo governo para a ferrovia Norte-Sul. 

O cenário envolve a utilização da Malha Paulista, que vai do noroeste paulista ao Porto de Santos, para ligar a ponta da Norte-Sul no Sudeste ao terminal portuário.

As alterações foram incluídas pela Rumo em seu projeto de antecipar a concessão da Malha Paulista, que vence em 2028. A proposta é antecipar a concessão por 30 anos com a finalidade de investir cerca de R$ 5 bilhões. 

A empresa diz haver uma necessidade de renovar a estrutura da ferrovia, datada do século XIX, para atender à crescente demanda do agronegócio.

Com o investimento, a Rumo espera saltar da atual capacidade de movimentação, de 30 milhões de toneladas por ano, para 75 milhões de toneladas em 2023. 

Do volume transportado hoje, 60% são grãos (soja e milho). Outras cargas movimentadas pela ferrovia são farelo, açúcar, combustíveis fósseis, etanol e fertilizantes. Há planos também de aumentar o volume de adubos transportado, hoje pouco significativo, para até 5 milhões de toneladas no longo prazo, disse o executivo.

Sobre o interesse da Rumo em participar das concessões para operar as ferrovias Norte-Sul e da Ferrogrão, a empresa informou, também por meio de sua assessoria, analisar a possibilidade, mas que ainda há dúvidas em relação aos números de demanda apresentados pelo governo.

 

Estadão, 23/10/2017

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