Acordo entre Petrobras e chinesa sinaliza retomada de obra em Três Lagoas


Um memorando de entendimento, para dar início a tratativas sobre uma parceria estratégica, foi assinado, nesta terça-feira (4), entre a Petrobras e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC). O pacto entre as duas empresas sinaliza uma possível retomada da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados, em Três Lagoas, que já tem conclusão de 80%.

A obra está parada desde novembro de 2014 e ficou marcada por constantes manifestações de empregados e fornecedores com pagamentos atrasados. A paralisação ocorreu por conta da rescisão contratual entre a estatal brasileira com o Consórcio UFN3. As empreiteiras Galvão Engenharia – condenada na Operação Lava Jato – e Sinopec eram as administradoras do projeto.

Conforme a Petrobras, o acordo com a chinesa possibilitará que as duas empresas avaliem oportunidades de crescimento em suas áreas de atuação no Brasil e exterior. A aliança também incluiu potencial estruturação de financiamento, se for necessário.

A CNPC considera que o pacto com a Petrobras reafirma seu interesse em investir e aumentar suas atividades no Brasil. As duas já são parceiras há quatro anos na área de Libra.

Em Três Lagoas, caso retomada, a obra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados deve gerar cerca de 5 mil empregos diretos.

 

Jornal dia dia, 04/07/2017

 



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2017 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes