ÁREA DO ASSINANTE

Centrex Metals busca pareceria com CDE para o desenvolvimento de planta de lavagem de fosfato


A mineradora Centrex Metals, sediada na Austrália, formou uma parceria com a CDE Meta para desenvolvimento de uma fábrica de processamento úmido de última geração, atualmente em trânsito para o local da empresa em Ardmore, que produzirá concentrado de fosfato, de acordo com a CDE.

Espera-se que a fábrica chegue ao local de destino ainda neste mês, após a conclusão da fabricação e testes de aceitação, disse a CDE.

Localizado ao sul de Mount Isa, no noroeste de Queensland, o projeto de rocha fosfática Ardmore da Centrex Metals deverá produzir 776 mil toneladas por ano de concentrado de rocha fosfática de alta qualidade, de acordo com um recente estudo de viabilidade.

A unidade-piloto de lavagem de fosfato CDE, que deverá iniciar suas operações no segundo semestre de 2019, irá lavar, limpar e liberar o minério de escavação para produzir 35% de P2O5 premium e um concentrado de rocha de fosfato com baixo teor de cádmio para ser usado na fabricação de ácido fosfórico, CDE disse. Espera-se que haja um desenvolvimento total em escala em 2020.

A planta modular tem capacidade de processamento de 70 toneladas por hora e foi projetada para acomodar a expansão da planta na segunda etapa do projeto, que deve duplicar a escala da operação para processar 140 toneladas por hora, equivalente a 800 mil toneladas por ano.

Durante a primeira fase, a planta piloto fornecerá mais de 30 mil toneladas (base úmida) de concentrado para vários clientes da Centrex Metals.

Adam Holland, Chefe de Mineração da CDE, disse: “Esta solução de processamento de 70 toneladas por hora, criada em colaboração com a Centrex, faz parte de um projeto de duas fases. A planta piloto compreende a primeira fase e foi cuidadosamente projetada utilizando a oferta modular exclusiva da CDE visando facilitar uma transição simples e econômica para uma planta de 140 toneladas por hora na fase dois”.

“A abordagem modular da CDE resolveu muitos dos desafios apresentados em função da localização remota da reserva, fornecendo a flexibilidade necessária para proteger esse investimento inicial ao mudar de um piloto para uma planta de escala completa em 2020. Isso foi essencial para a Centrex Metals obter o retorno necessário do investimento, viabilizando o projeto”.

Para amenizar os desafios apresentados pela localização remota e acesso restrito ao abastecimento de água, a CDE também fornece sua tecnologia AquaCycle, um sistema de gerenciamento de água de alta eficiência que recupera até 90% da água do processo para recirculação imediata no sistema.

A solução sob medida projetada e comissionada pela CDE contribuiu para que a Centrex Metals reduzisse seus custos de capital de pré-produção em 13% devido a mudanças importantes no projeto e na seleção de equipamentos.

Simon Slesarewich, CEO da Centrex Metals, disse: “Este é um desenvolvimento empolgante para a Centrex e estamos ansiosos para receber o primeiro módulo da planta de start-up no local. 

Após um completo estudo de viabilidade, esperamos produzir 776 mil toneladas de concentrado de rocha fosfática de qualidade superior, o que equivale a 800 mil toneladas métricas por ano (base úmida) com umidade para embarque a 3%.

Para alcançarmos essa meta nos 10 anos de vida-útil estimados da mina, exigimos uma solução de processamento úmido confiável e resiliente para remover resíduos finos após o minério de alta qualidade ter sido triturado para atender às especificações de dimensionamento. Nossa pesquisa mostrou que a CDE poderia fornecer uma solução que atendesse totalmente aos nossos requisitos”.

Ele continuou: “A mineração e a produção permitirão que a empresa demonstre a qualidade do produto Ardmore e avance ainda mais o projeto com parceiros na região da Ásia-Pacífico, que preveem um crescimento maior com essa qualidade de material”.

Im-Mining 10/06/2019

 



Cadastre-se e receba semanalmente e gratuitamente direto em seu e-mail a Newsletter do GlobalFert.



© 2019 GlobalFert - Todos os direitos reservados

Principal provedor de informações
estratégicas no mercado de fertilizantes