Negócios

Empresas analisam a compra de 32% da PotashCorp na SQM

Em total sigilo, empresas internacionais estão analisando a possibilidade de participar de uma possível venda de 32% de participação da Potash Corp. (PCS) do Canadá na mineradora chilena SQM.

Nesse sentido, diferentes conhecedores do processo indicam que há quatro empresas que hoje soam mais fortes para competir por essa posição assim que a PCS oficializar que venderá sua participação na empresa chilena. As empresas interessadas na compra são Tianqi, Shanshan Resources e GSR Capital.

Existe uma quarta empresa internacional (não chinesa) que analisa esta potencial compra. Seria uma empresa relevante no mercado de lítio em todo o mundo, mas até agora o seu nome permanece em total sigilo.

Os bancos de investimento de consultoria PCS, a BofA Merrill Lynch e a Goldman Sachs, continuam a buscar potenciais compradores para os 32% da SQM.

Fontes familiarizadas com o processo indicam que a venda da SQM pelos canadenses não tem muitos problemas, já que dizem que o regulador indiano – que está forçando a PCS a se despojar de uma participação relevante no mundo se quiser concretizar a fusão com a empresa de fertilizantes Agrium – poderia dar tempo extra à empresa dos EUA – se assim o solicitar – para alienar essa posição até pelo menos no terceiro trimestre de 2018.

 

Área Minera, 17/10/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo