Negócios

Etiópia e a Israel Chemicals chegam a um acordo para exploração de potássio após conflitos judiciais

A gigante química Israel Chemicals, que entrou com uma ação contra o governo da Etiópia em 2017 na Corte Permanente de Arbitragem (Haia, na Holanda), negou alegações feitas a ela.

A Israel Chemicals entrou no projeto de exploração de potássio na Etiópia depois de adquirir o braço canadense da ICL. No entanto, ela parou sua implementação em 2016, quando teve uma disputa tributária com o governo do país.

Em sua opinião, Allana Potash, subsidiaria da ICL na Etiópia, deu a licença para o lote do subsolo fornecido a ele sem o consentimento do Ministério de Minas e Petróleo do país, ao mesmo tempo em que possuía impostos atrasados. Israel Chemicals se recusou a pagar, interrompendo o projeto e apresentando uma queixa junto ao Tribunal Permanente de Arbitragem, exigindo uma indenização no valor de quase US $ 200 milhões pelo trabalho de exploração realizado.

Agora, depois de um litígio prolongado, Israel Chemicals e o governo da Etiópia concordaram em parar o processo. As autoridades estão esperando a chegada iminente de representantes da Israel Chemicals para negociações sobre a retomada da exploração de depósitos de potássio.

Fertilizerdaily 15/05/2019

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo