Logística

Restrição na oferta de gás natural na Europa 

A importação de gás natural da Europa através de gasodutos russos expirou em 1º de janeiro. Embora a Europa atualmente tenda a depender das importações de gás natural liquefeito dos Estados Unidos para suprir a lacuna da demanda, instituições de pesquisa preveem que o aumento da oferta global de gás natural até início de 2025 será limitado.  

Isso pode exercer pressão para uma nova alta nos preços do gás natural na Europa em 2025, o que, por sua vez, pode impactar os preços dos fertilizantes à base de gás natural, levando a um possível aumento. Contudo, desde o pico em 2022, os preços dos fertilizantes vêm apresentando uma tendência de correção para baixo na maior parte do tempo. 

Atualmente, os preços dos fertilizantes à base de fósforo mostram uma ligeira recuperação durante o inverno, enquanto os preços de fertilizantes à base de potássio permanecem fracos.  

O aumento anterior nos preços dos fertilizantes foi causado principalmente pela crise energética na Europa em 2021 e pela guerra entre Rússia e Ucrânia, que resultaram na redução da produção de fertilizantes na Europa, além das sanções impostas a países como Rússia e Belarus, gerando desequilíbrios na oferta e demanda.  

Money DJ, 08/01/2025. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo