Produção

Fábrica de Ureia está concluída e pronta para início das operações

A fábrica de Ureia e Amônia, instalada na Bolívia vai iniciar as operações comerciais deste mês e vai transformar a Bolívia em uma nação de exportação agro-fertilizantes para países como Brasil e Argentina.

O complexo industrial terá capacidade para produzir 2.100 toneladas de ureia por dia, o volume dos quais cerca de 20% será para atender à demanda do mercado interno e os restantes 80% para a venda no exterior, onde, além de Brasil e Argentina, expressaram interesse também o Paraguai e Peru.

Em 11 de agosto, o presidente Evo Morales confirmou o início das operações comerciais da nova fábrica este mês. O projeto está totalmente concluído na primeira planta petroquímica no âmbito da industrialização do gás natural.

De acordo com a YPFB, o mercado brasileiro será atendido através de licitação. O país vizinho reiterou em várias ocasiões seu interesse de compra de 100% da produção de ureia boliviana para estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, regiões com alta demanda de insumos agrícolas que aumenta o desempenho colheitas.

Em 08 de dezembro de 2016, a YPFB informou que mais de três empresas brasileiras manifestaram interesse em comprar o fertilizante boliviano, e que a negociação processa volumes e serão definidos preços de negociação.

 

Rádio FM Bolívia, 07/09

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo