Produção

Moçambique e Yara International assinam acordo para a produção de fertilizantes

O Ministério Moçambicano de Recursos Minerais e Energia e a empresa norueguesa Yara International assinaram um memorando para a produção de fertilizantes do gás natural extraído na bacia do Rovuma, localizada na província do norte de Cabo Delgado, de acordo com um comunicado oficial.

Este acordo segue os resultados de um concurso público internacional referente a extração futura de gás natural, sendo a Yara International uma das três empresas vencedoras, juntamente com a Shell e a GL Africa Energy.

A empresa norueguesa solicitou o prêmio de 80 milhões a 90 milhões de pés cúbicos por dia para produção anual de 1,2-1,3 milhões de toneladas de fertilizantes (amônia e ureia) e 30 a 50 megawatts de eletricidade.

A declaração ministerial destaca que o Plano Quinquenal do Governo descreve a produção local de fertilizantes, combustíveis e energia do gás natural, visando reduzir as importações, aumentar as reservas em moeda estrangeira, bem como a produtividade na agricultura e expandir a rede elétrica do país.

De acordo com informações divulgadas pelo National Petroleum Institute, a Shell Moçambique produzirá diesel e entre 50 e 80 megawatts de eletricidade e a GL Africa Energy, uma empresa queniana com sede em Londres, produzirá 250 megawatts de eletricidade a partir de gás natural.

 

Macahub, 04/07/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo