Produção

Thyssenkrupp construirá nova fábrica na Polônia

As novas instalações para a produção de 1,27 toneladas por dia de ácido nítrico e 1,20 toneladas por dia de nitrato de amônio estarão localizadas em Wloclawek, cerca de 200 km a noroeste de Varsóvia, em um complexo químico e de fertilizantes existente. O processo EnviNOx, patenteado pela Thyssenkrupp, será usado para remover os gases de efeito estufa da produção de ácido nítrico.

“Mais do que nunca, a indústria química enfrenta o desafio de crescer lucrativamente e, ao mesmo tempo, proteger o clima. Com a realização desta nova planta de baixa emissão na Polônia, a ANWIL e a Thyssenkrupp estão dando uma importante contribuição”, diz Sami Pelkonen, CEO da Chemical & Process Technologies da Thyssenkrupp Industrial Solutions. “Estamos ansiosos para nossa maior cooperação e estamos orgulhosos de trazer décadas de engenharia de plantas e conhecimento de processos para o projeto”.

O pedido inclui o fornecimento de licenças de tecnologia e engenharia, aquisição e construção (EPC) das novas instalações. O valor do contrato está na faixa inferior a três milhões de euros. O projeto é parte substancial de um programa maior de investimentos implementado pela ORLEN para expandir seu portfólio de fertilizantes e abrir novas cadeias de valor na indústria petroquímica. Até 2022, a ORLEN pretende aumentar sua capacidade de produção de fertilizantes em Wloclawek em 50% para 1,46 milhão de toneladas por ano para atender à crescente demanda.

“Com a Thyssenkrupp, encontramos um parceiro confiável para o nosso projeto de investimento. A empresa combina uma extensa experiência em engenharia de fábricas com tecnologias eficientes que atendem e excedem os mais altos padrões ambientais. Juntos, impulsionaremos o crescimento e o desenvolvimento sustentável da indústria química na Polônia”, disse Agnieszka Zyro, CEO da ANWIL S.A., na cerimônia de assinatura.

Remoção combinada de gases de efeito estufa de N2O e NOx com o EnviNOx

A tecnologia patenteada EnviNOx da Thyssenkrupp para redução de gases de efeito estufa será utilizada para o tratamento de gases residuais provenientes da produção de ácido nítrico. O processo converte gases nocivos ambientalmente prejudiciais (N2O) e outros óxidos de nitrogênio em nitrogênio, oxigênio e água com a ajuda de um catalisador especial. Isso reduzirá as emissões anuais da nova usina em cerca de 3,2 mil toneladas de gás natural e 1 mil toneladas de óxido de nitrogênio.

Como o potencial de aquecimento global do gás hilariante é estimado em cerca de 310 vezes maior do que o do dióxido de carbono (CO2), isso corresponde a uma redução de CO2 de cerca de 1 milhão de toneladas por ano de CO2. Hoje, mais de 20 sistemas EnviNOx já estão contribuindo para uma produção de ácido nítrico mais favorável ao clima em todo o mundo, enquanto mais estão em construção.

Worldfertilizer 17/05/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo