Entrevistas

Entrevista: Presidente do Porto de São Francisco do Sul fala das perspectivas de movimentação de fertilizantes para o restante do ano

Em entrevista ao GlobalFert, o presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Côrtes Corsi, falou sobre a participação dos fertilizantes na movimentação do porto e sobre as perspectivas para a movimentação no restante do ano.

Paulo exerce o seu terceiro mandato e está à frente do Porto de São Francisco do Sul desde 2007. Foi Diretor de Logística do Ministério dos Transportes e acumula 20 anos de experiência profissional, atuando como principal executivo de terminais portuários públicos e privados.

1. O Porto de São Francisco do Sul, no acumulado do primeiro semestre de 2016, movimentou cerca de 706 mil de toneladas de fertilizantes, destacando-se entre os quatro principais portos no desembarque de fertilizantes. Qual é a participação dos fertilizantes na movimentação total no início do ano de 2016?

Cerca de 15% da movimentação total.

2. Em fevereiro deste ano, foi divulgado que a importação de fertilizantes no Porto foi 560% superior ao mês de fevereiro de 2015. Este crescimento é resultado de quais fatores?

Aumento da demanda e da Capacidade Operacional do Porto de São Francisco assimilar essa demanda de forma produtiva.

3. O Porto de São Francisco do Sul tem registrado resultados positivos em sua movimentação. Quais são as perspectivas para a movimentação de fertilizantes para o restante do ano?

A tendência é de manutenção em volumes elevados podendo superar a marca de 2.000.000 t neste ano.

4. O Porto de São Francisco do Sul possui planos de investimentos em infraestrutura para aumentar sua capacidade de descarregamento?

Está previsto para este ano a implantação de novo sistema de controle nos gates de entrada/saída o que virá ao encontro de um aumento da Capacidade Operacional em virtude de menor tempo de controle nas entradas e saídas de caminhões. Estão previstos ainda, a implantação de novos gates e de mais um Berço de múltiplo uso.

Porto de São Francisco do Sul

Consolidado como o 2º maior porto brasileiro em movimentação de carga não conteinerizada e o 8º maior do Brasil em movimentação, o Porto de São Francisco do Sul é responsável por 40% de toda a movimentação portuária catarinense. Com agilidade e eficiência nos serviços prestados, todos os anos o Porto recebe 30% dos navios que atracam nos portos do Estado. 

Responsável por 70% da economia de São Francisco do Sul, o Porto possui hoje 7 berços de atracação, mas está trabalhando para a construção do 8º. O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil já autorizou a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para o arrendamento do berço, que será de múltiplo uso e, depois de concluído, deverá aumentar a movimentação em 4 milhões de toneladas por ano.

 

Equipe GlobalFert, 27/07/2016

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo