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Recorde de fertilizantes em navios cada vez maiores

O abastecimento da população mundial de commodities agrícolas, incluindo os insumos necessários a melhorar a produtividade do agronegócio, e de produtos industrializados é garantido, diariamente, por milhares de navios que navegam por mares e rios. De acordo com  dados da Organização Mundial do Comércio (OMC), cerca de 80% a 90% do comércio global são feitos pelo modal aquaviário. São US$ 5 trilhões em valor agregado dos produtos transportados.

Atualmente, com dimensões cada vez maiores, os navios permitem transportar milhares de toneladas de carga entre nações de diferentes continentes e dentro dos próprios países de dimensões continentais como o Brasil, via cabotagem ou navegação interior. É importante destacar que se trata de um transporte com menor custo, maior agilidade, eficiência e sustentabilidade. Hoje, no mundo, aproximadamente 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meios marítimos.  

A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, realizou, no início deste ano, o serviço de agenciamento do navio Affinity Diva, originário da China. A embarcação quebrou o recorde por ser o maior navio de fertilizantes, na história do Brasil, neste mercado, e do Porto de Santos, o principal complexo portuário da América Latina.

O navio Affinity Diva: carga recorde de fertilizantes no Porto de Santos, com 85,2 mil toneladas.

Com 229 metros de comprimento e 36 metros de largura, o Affinity Diva saiu do porto de Huanghua, na China, em meados de outubro. O navio, cujo afretador é a Allied Harvest, representada pela AgriLaf no Brasil, transportou uma carga recorde de 85,2 mil toneladas de sulfato de amônia, fertilizante utilizado no manejo agrícola. A China é o segundo maior parceiro do Brasil em fornecimento de fertilizantes. No caso do sulfato de amônia, 80% do que o Brasil consome são provenientes da China.

Para o atendimento de um navio de fertilizantes do porte do Affinity Diva, é necessária expertise no setor. No caso da Agência Marítima da Wilson Sons, fizemos a conexão entre o navio e o porto, fornecendo às autoridades os dados necessários para os trâmites de chegada ao terminal, atracação, operação de descarga e saída, bem como providenciamos serviços para o navio e a tripulação. Portanto, é imprescindível que a agência tenha pleno conhecimento das regras portuárias, restrições para recebimento de navio e carga nos diversos terminais, relacionamento com autoridades, neste caso, principalmente, conhecer a dinâmica do mercado de fertilizantes e suas particularidades.

A tratativa com cada player envolvido deve ser adequada aos interesses e necessidades de cada um. É relevante fazer circular as informações pertinentes à operação do navio com todas as partes – entre elas, armador, afretador e despachantes aduaneiros –, de forma orquestrada, sem que haja conflitos comerciais entre os envolvidos. Além disso, uma agência deve contar com sólida base de dados estatísticos, atuando com inteligência de mercado e capacidade de fornecer informações e relatórios preciosos aos clientes. E esses materiais são utilizados, em geral, como referência para tomada de decisões dos clientes.

Contudo, podemos destacar que a confiabilidade nos dados, a agilidade na prestação dos serviços e dos relatórios, durante o atendimento do navio no porto, e propor sempre soluções de problemas logísticos de forma ágil, segura e com menor custo para o cliente são a expertise necessária para o agenciamento de um navio de fertilizantes como o Affinity Diva e qualquer outro. Porém, para um navio desse porte o que muda é que não são todos os portos e terminais que têm capacidade para recebê-lo no Brasil. Este é um ponto de atenção crítico, que deve ser avaliado bem antes da contratação do navio na origem.

Para o sucesso da atracação de um navio de fertilizantes, o planejamento é essencial. Ele começa quando recebemos do cliente, neste caso do afretador, todos os dados do navio candidato que estão cotando no mercado para providenciarmos a aprovação técnica solicitada ao terminal. Este, por sua vez, avaliará se o navio está apto ou não para operar em suas instalações. 

Essa etapa pode envolver a agência marítima, o afretador, até mesmo o importador e, é claro, o terminal. Para esse navio proveniente da China, isso ocorre antes do contrato de afretamento ser firmado entre armador e afretador, e, nesse caso, pelo menos de 40 a 50 dias antes da chegada do navio no porto de destino. Logo após o aceite do navio por parte do terminal, a agência recebe a nomeação oficial para atuar neste atendimento e, a partir daí, iniciam-se as tratativas com o navio e as partes envolvidas.

No caso do Affinity Diva, é interessante enfatizar que esta também foi a viagem inaugural do navio. A embarcação saiu do estaleiro Tsuneishi Fukuyama, no Japão, direto para o porto de origem (Huanghua), na China, para o carregamento de fertilizantes. De lá, fez uma parada para abastecimento em Singapura e partiu para Santos, no litoral paulista.

A operação de importação dos fertilizantes é complexa e envolve também outros modais. De Santos, os insumos importados da China seguiram para Mato Grosso, o maior polo consumidor de fertilizantes do País, sendo que praticamente 90% da carga foram transportados por ferrovia até Rondonópolis (MT). No município, a distribuição para os destinos finais foi feita por caminhões. O restante da carga seguiu, também por rodovia, para o Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. Além da soja, esses fertilizantes são utilizados nas culturas de milho, cana de açúcar, café e algodão. 

Para garantir o sucesso dos serviços de agenciamento marítimo de um navio com carga de fertilizantes como a do Affinity Diva, outro aspecto relevante é a gestão de SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança). No caso da Wilson Sons, otimizamos o uso dos recursos e a capacitação das pessoas, tornando as atividades cada vez mais seguras e sustentáveis. Os agentes, ao irem a bordo do navio, por exemplo, usam todos os EPIs (equipamentos de proteção individual) de forma obrigatória. No caso de acesso ao terminal realizado de lancha, a utilização do colete salva-vidas, da mesma maneira, é obrigatória.

Os parceiros envolvidos na operação também passam pelo processo de gestão de contratada, assegurando o atendimento legal e a mitigação de risco de acidente. Prezamos sempre pela integridade de todos envolvidos presencialmente no atendimento do navio, como operadores portuários, estivadores, agentes, autoridades e fornecedores. Além disso, o terminal que irá operar o produto deve cumprir todas as normas de segurança para a descarga transcorrer com total segurança, seguindo as boas práticas de SMS.

Por fim, vale salientar que cada vez mais observamos um aumento significativo na construção e na utilização de navios maiores no transporte de fertilizantes, devido à otimização do custo do frete marítimo versus a quantidade de carga embarcada. Além disso, um navio de grande porte como o Affinity Diva, ao vir para o Brasil, costuma retornar com viagem contratada para o embarque especialmente de soja, pois o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo.

A commodity agrícola tem uma demanda alta o ano todo, principalmente durante o pico da exportação, que vai de fevereiro a maio, com uma redução até setembro. Uma dinâmica similar ao que hoje ocorre com o transporte doméstico no Brasil, seja rodoviário ou ferroviário. O vagão/caminhão sai dos grandes polos produtores, neste caso de Mato Grosso, carregado de soja, vai até o porto de escoamento, como Santos, e lá carrega fertilizante para aproveitar a viagem de retorno.

04/04/2023, Tássia Lima, especialista comercial da Agência Marítima da Wilson Sons.

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