EntrevistasMercado

GlobalFert realiza entrevista exclusiva com Eduardo Silva e Silva, diretor técnico da MaxiSolo.

A equipe GlobalFert entrevistou a MaxiSolo, empresa que faz parte da SulGesso, focada em nutrição do solo. Na entrevista, o direto técnico da MaxiSolo, Eduardo Silva e Silva, conta mais sobre a empresa e seus produtos, além de falar um pouco mais sobre nutrição, correção do solo e inovações para o setor.

Eduardo é Engenheiro Agrônomo e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é especializado em Manejo de Solo pela USP com interesse nas áreas de pedologia, mapeamento, nutrição de plantas e meio ambiente.

GlobalFert: Para começarmos, conte-nos mais sobre a SulGesso e a Maxisolo. Quais os setores e regiões de atuação?

Eduardo Silva e Silva: A SulGesso nasce de uma trajetória de, pelo menos 45 anos do seu fundador e passa, efetivamente a atuar no mercado, no início dos anos 2000, produzindo e comercializando o sulfato de cálcio nas granulometrias granulada (fertilizante + aditivos) e em pó (condicionador de solo). No ano de 2017 a empresa observa a importância de comunicar a sociedade sua nova bandeira “Solo o nosso maior Patrimônio”, pois o solo é à base da pirâmide biótica. Desde então a empresa passou a intensificar suas ações em conservação das funções do solo e, principalmente, de suas propriedades dinâmicas, por meio do aperfeiçoamento das tecnologias aplicadas em produtos e serviços. Desse máximo cuidado com a saúde do solo (soil health) surge a Maxisolo, uma empresa especializada em fertilidade do solo e nutrição de plantas, que deriva da SulGesso. Além disso, a organização passa por uma reestruturação de sua arquitetura empresarial e processo de sucessão familiar, que fará da SulGesso uma holding sobre a Maxisolo entre outras empresas em construção, como a especializada em produtos na linha animal, outra especializada na comercialização de sulfato de cálcio em pó, entre outros condicionadores e/ou corretivos de solo também em pó, etc. No presente, a sua área de atuação abrange toda a Região Sul, partes do MS, SP e MG, em todos os tipos de culturas agrícolas.

GlobalFert: Quanto ao gesso agrícola, quais as vantagens de utilizá-lo nas lavouras? E a utilização de produtos ricos em cálcio como os da linha Maxisolo, substitui a aplicação de gesso agrícola no solo? Caso não substitua, é possível utilizar os dois?

Eduardo Silva e Silva: O sulfato de cálcio é uma matéria prima que pode atuar como fertilizante (nutrição de plantas) e/ou condicionador de solo, que de acordo com as normativas vigentes, consiste em produto que promove a melhoria das propriedades físicas, físico-químicas ou atividade biológico do solo, podendo recuperar solos degradados ou desequilibrados nutricionalmente. Portanto, as vantagens são múltiplas ao sistema solo-planta. As nossas recomendações de aplicação estão embasadas, tecnicamente, em conhecimentos físico-químicos profundos sobre as matérias primas e fartos resultados em experimentação agrícola. E, uma dessas bases, consiste no Manejo 4C: fonte certa, na dose certa; no local certo e na hora certa, o que abre as possibilidades para aplicações dos produtos de forma solteira ou combinada. Dessa forma existem situações em que a fonte certa, na dose certa, no local certo e na hora certa é o gesso agrícola (granulometria pó) e outras em que o manejo 4C é favorável às fontes granuladas enriquecidas com aditivos.  

GlobalFert: Quais os benefícios que são trazidos pelos produtos da linha Maxisolo. E quanto ao KBMaxi, como ele é obtido e quais são seus principais benefícios?

Eduardo Silva e Silva: Em uma palavra: eficiência! Investimos significativamente em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, onde uma esteira de desenvolvimento estabelece cada etapa da concepção de produtos e suas tecnologias aportadas, bem como, o tempo de maturidade dessas etapas. Na de validação agronômica, a campo principalmente, buscam-se os ajustes finos, para que as nossas soluções proporcionem saúde de solo e planta a atendam as expectativas dos produtores. Nesse sentido, engenhamos produtos multinutrientes que resultam em multifuncionalidades, como nutrição de planta, construção de fertilidade de perfil, menores perdas, menores índices salinos, fornecimento síncrono de nutrientes com as curvas de absorção das plantas, entre outros. O KBMaxi é composto por potássio, cálcio, enxofre e boros, combinação de alta sinergia para o máximo aproveitamento de cada nutriente. As principais vantagens correspondem em nutrição de quatro nutrientes em uma única operação de  aplicação, liberação gradual do potássio, para reduzir efeitos de perdas por escoamento e lixiviação, manejo para efeito residual, versatilidade de aplicação em pré, pós semeadura, podendo ser misturado com outras fontes fertilizantes, até mesmo fontes menos eficientes de potássio (KCl, por exemplo) nas proporções 60% KBMaxi + 40% KCl ou 50%-50%. O interessante que em experimentos agrícolas, a campo, quando comparado ao KCl, nas mesmas doses, observam-se incrementos na ordem de 4,0 sc/ha a mais de soja, demonstrando que soluções multinutricionais são estratégicas.

GlobalFert: A SulGesso está atuando em frentes para diminuir a dependência de fertilizantes importados no Brasil. Como isso está sendo feito, poderia nos contar em maiores detalhes?

Eduardo Silva e Silva: A pedra fundamental foi o edital da Finep Inova Mineral, em que lançou o desafio de se reduzir a dependência de fertilizantes importados, por meio de PD&I. Nesse projeto validamos a hipótese que a “agronomia do ponto de nutrientes” será ultrapassada pela “agronomia da eficiência de nutrientes”. Desenvolvemos uma fábrica de granulação dimensionada para produção de fertilizantes encapsulados multicamadas com dinâmica de liberação controlada (controlled release), onde a eficiência da tecnologia comprovou que não adianta ter fertilizantes de alta concentração de nutrientes onde o aproveitamento é de 30% a 60%. Torna-se necessário embarcar tecnologias nos grânulos de modo que o baixo a médio teor dos nutrientes expressem máximos aproveitamentos, na ordem de 90% a 98%. Surge a partir disso, uma rota de redução de dependência e outra de darmos ainda mais vigor aos nossos projetos de PD&I. Nessa perspectiva, em 2022, a SulGesso foi contemplada em mais três projetos, em dois editais da Finep, que detêm alto grau de inovação e conservam, entre seus objetivos, o de ampliar as rotas de redução da dependência de fertilizantes importados.

GlobalFert: A Maxisolo pretende trazer alguma novidade ainda neste ano ou no início de 2024?

Eduardo Silva e Silva: A primeira novidade é que a Maxisolo é mais que uma empresa, ela busca ser um conceito de qualidade de solo, planta e seres humanos. A outra é que a Maxisolo passará a ser um Estabelecimento Produtor de fertilizantes de alta eficiência (Enhanced efficiency fertilizers – EEF), de matrizes mineral, orgânica e biológica (biofertilizantes/biocondicionadores), tipo all-in-one, reduzindo ainda mais os custos operacionais do produtor e a dependência de fertilizantes importados. Estamos pavimentando uma via para alcançarmos uma espécie de Super Condicionador, que concentre energia capaz de melhorar química, física e biologia do solo-planta, concomitantemente. Nossos lançamentos de produtos, geralmente, ocorrem no final do segundo semestre de cada ano. A julgar pelo progresso do funil de desenvolvimento possivelmente a Maxisolo deverá lançar algumas soluções, detentoras de certo ineditismo.

GlobalFert: Para finalizar, poderia dar uma perspectiva da empresa quanto ao mercado para esse último trimestre de 2023 e para o primeiro trimestre de 2024?

Eduardo Silva e Silva: A empresa se posiciona nesse último trimestre com o realizado similar ao orçado, consolidando a importância do planejamento prévio e da agilidade no processo de tomada de decisões. Quanto ao primeiro trimestre de 2024 há projeções, aparentemente, consolidadas de macro e micro escalas de mercado, como tendência dos preços de commodities, estoques globais de grãos, variantes climáticas, indicadores de preços e break even por culturas, entre outros, que indicam ser um ano de cautela. Entretanto, salienta-se que as plantas e solo não enxergam o mercado… seguirão a espera do atendimento de suas demandas nutricionais e construção de fertilidade, respectivamente, o que nos impulsiona a concentrar nossas atenções ao manejo de fertilizantes multinutrientes e alta eficiência, como o SulfaBor, uma solução de fontes de boro de dinâmicas de liberação rápida e gradual, enriquecida com sinérgicos de boro, um macro e um micronutriente, ideal para todo o território brasileiro, pois aproximadamente 65% dos nossos solos expressam teores de muito baixo a baixo de boro na camada de 0-20 cm do solo. Esse produto já está no mercado, desde julho de 2022, e segue para o terceiro ano seguido sendo acompanhado pela Embrapa Soja – Lodrina/PR. No campo os resultados são fantásticos e planejamos expandir e repetir esses resultados já nas culturas agrícolas, cujos calendários de plantio/transplantio se concentram no primeiro trimestre de 2024.

GlobalFert, 15/12/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo