Boletins

Uso de remineralizadores no Brasil

 

remineralização, por mais que seja um processo antigo no meio da agricultura só foi regulamentado no ano de 2016, pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Foram regulamentados a produção, o registro e o comércio do remineralizadores, para que haja a garantia do padrão de qualidade e a segurança quando comercializados. 

Basicamente o processo consiste na aplicação de rochas moídas e peneiradas. Tem-se como objetivo a reposição de nutrientes de forma natural, a partir de minerais que são contidos nas rochas, o que causa um aumento de até 30% na produção agrícola. Funcionando como fontes de macro e micronutrientes, servem como corretivos para a acidez dos solos. 

Para que possa ser realizada a comercialização, é necessário ficar atentse o material de origem mineral tenha sofrido somente uma redução ou classificação de tamanho de partículas por processos mecânicos. Nem todas as rochas silicáticas podem ser utilizadas como remineralizadores devendo atender às exigências estabelecidas pelo MAPA, que leva em consideração a origem e propriedades físicas e químicas. 

Os minerais que serão utilizados nos remineralizadores devem: 

  • Disponibilizar aos solos teores significativos de macronutrientes e micronutrientes em minerais em tempo adequado ao crescimento das plantas. 
  • Apresentar teores de elementos tóxicos ou potencialmente tóxicos dentro do limite permitido.  

Para saber mais informações sobre a importância e os beneficios dos remineralizadores, baixe o Outlook Globalfert 2020 

Fonte da Imagem: Pxhere

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Vocês ta conteudos, bons, mas algumas informações, são atrasadas. mas ajuda bastante. gosto demais trabalhar com adubo,.

    Tenho uma empresa de nome RA AGRO a qual represento e compro fertilizantes , sediada no Estado de Goiás.

    1. Boa tarde, Renato!

      Agradecemos o seu comentário!
      A notícia em qual o senhor comentou é de dezembro de 2020, por isso deve ter achado ela desatualizada.
      Se entrar na página inicial do Globalfert (https://www.globalfert.com.br/) você encontrará as nossas notícias mais atuais!
      Elas são postadas 3x por semana, além de uma newsletter semanal!

      Caso tenha qualquer dúvida, ficarei feliz em responder

      Att, Time GlobalFert

      1. Está próxima, a solução de emprego dos sais de vinhaças de destilarias, nas atividades de fertilização e enriquecimento de rações, com a instalação do “PROCESSO VINHAGRO”.
        Essa tecnologia já é bastante empregada para outras atividades de separação de SST em líquidos, assim como obtenção de água de reúso para as usinas, um fator de economias e ajustamento amigável da atividade no Meio Ambiente.
        Diversos players em tecnologias avançadas, estão produzindo as soluções o mercado, ainda nesse ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − quatro =

Botão Voltar ao topo