Boletins

Uso de remineralizadores no Brasil

 

remineralização, por mais que seja um processo antigo no meio da agricultura só foi regulamentado no ano de 2016, pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Foram regulamentados a produção, o registro e o comércio do remineralizadores, para que haja a garantia do padrão de qualidade e a segurança quando comercializados. 

Basicamente o processo consiste na aplicação de rochas moídas e peneiradas. Tem-se como objetivo a reposição de nutrientes de forma natural, a partir de minerais que são contidos nas rochas, o que causa um aumento de até 30% na produção agrícola. Funcionando como fontes de macro e micronutrientes, servem como corretivos para a acidez dos solos. 

Para que possa ser realizada a comercialização, é necessário ficar atentse o material de origem mineral tenha sofrido somente uma redução ou classificação de tamanho de partículas por processos mecânicos. Nem todas as rochas silicáticas podem ser utilizadas como remineralizadores devendo atender às exigências estabelecidas pelo MAPA, que leva em consideração a origem e propriedades físicas e químicas. 

Os minerais que serão utilizados nos remineralizadores devem: 

  • Disponibilizar aos solos teores significativos de macronutrientes e micronutrientes em minerais em tempo adequado ao crescimento das plantas. 
  • Apresentar teores de elementos tóxicos ou potencialmente tóxicos dentro do limite permitido.  

Para saber mais informações sobre a importância e os beneficios dos remineralizadores, baixe o Outlook Globalfert 2020 

Fonte da Imagem: Pxhere

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo