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Navios que extrapolam os limites

No último mês de setembro, a Wilson Sons, por meio de sua Agência Marítima, teve a experiência de atender o maior navio de fertilizantes que já escalou o Porto de Santos, até então. O MV Red Marlin (Dry bulk), com 229 metros de comprimento e boca (largura) de 37 metros, carregou em Huanghua, na China, no dia 12 de julho, e chegou ao litoral paulista no dia 27 de agosto, uma viagem de mais de 40 dias com uma carga de 82,5 mil toneladas de sulfato de amônia. 

O navio ficou aguardando sua vez conforme o line up e sua atracação efetiva no Termag ocorreu em 07/09/2022, finalizando sua descarga em 14/09/2022. A carga seguiu por ferrovia até o Centro-Oeste.

Navios possibilitam transportar milhares de toneladas de carga entre os países, com menor custo e maior agilidade e eficiência. No mundo, cerca de 70% de todas as mercadorias que circulam são transportadas por meios marítimos.  

Observa-se que, no segmento de fertilizantes, navios cada vez maiores estão escalando os portos brasileiros, com origem principalmente em portos chineses. E os nossos portos e terminais estão diante de um desafio para a descarga de fertilizantes, tendo em vista as dimensões de tais navios, além de não possuírem guindastes de bordo (gearless).  Somente alguns desses portos / terminais estão aptos para recebê-los, tais como o Porto de Santos (Termag), Salvador (Tecon), Tubarão (TPD4) e Itaqui (com limitações).

Quando os afretadores buscam no mercado navios com estas particularidades, é necessário que sejam submetidos aos terminais brasileiros para que eles avaliem e retornem com a aceitação técnica.

O afretamento dos navios com DWT (Deadweight ) maiores no segmento de fertilizantes resulta em uma combinação entre valor do frete x volume transportado, otimizando esta equação, bem como o interesse dos armadores. Eles têm por objetivo posicionar seus navios geograficamente para retornar com grãos. Em geral, carregam em portos brasileiros e argentinos e têm como destino, principalmente, a China.

Para que possamos ter uma melhor visão sobre como tem se comportado o afretamento de navios e seus tamanhos no segmento de fertilizantes em 2022, apresentamos o gráfico abaixo:

O fertilizante, desde a sua origem até a entrega na fazenda, requer uma extensa logística. A operação envolve diversos modais de transporte, como ferrovia, navios, barcaças e caminhões, além de uma estrutura de armazenagem nos portos, embora nem todos possuam estas facilidades. 

Isto exige que os players envolvidos, entre eles as agências de navegação,  tenham conhecimento dessa logística, com capacidade para administrar e com a dinâmica necessária para articular as movimentações e soluções. É essencial também considerar ainda que, em um país continental como o Brasil, cada região tem suas particularidades e, assim, há logísticas específicas.

Ursula Schmitz, especialista comercial da Agência Marítima da Wilson Sons.

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