Mercado

Plano Nacional de Fertilizantes prevê redução drástica de importações

Plano, que será lançado nesta semana, pretende diminuir a dependência de fertilizantes importados de 85% para 50% em 30 anos

O Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) ganhou força nos últimos meses devido aos problemas de abastecimento de insumos agrícolas que vêm sendo enfrentados desde 2021.

A elaboração contou com representantes de algumas pastas do governo, como o Ministério da Economia, da Agricultura, de Minas e Energia, da Infraestrutura e da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos. Um dos colaboradores na criação foi o diretor de Programas do Ministério da Agricultura, Luis Rangel, que explicou o que é o PNF.

“O plano nacional de fertilizantes é um plano a longo prazo, um plano de transformação de infraestrutura que visa 30 anos […]. Pretendemos diminuir essa dependência de importação [de fertilizantes] que hoje é de 85% para por volta de 50% a 55%”, afirmou.

“A visão do PNF sobre a relação entre produção nacional e importação de fertilizantes no Brasil é que, sem a sua implementação, o país agravará a sua dependência em fertilizantes importados”, diz o texto do plano.

De acordo com dados de 2020 trazidos pelo PNF, estima-se que a dependência brasileira de nitrogenados, fosfatados e de potássio seja de 95,7%, 72% e 96,4%, respectivamente.

A iniciativa desenhada pelo governo federal traça cinco objetivos estratégicos: modernizar, reativar e ampliar as plantas e projetos de fertilizantes existentes no Brasil; melhorar o ambiente de negócios no Brasil para atração de investimentos para a cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas; promover vantagens competitivas na cadeia de produção nacional de fertilizantes para melhorar o suprimento do mercado brasileiro; ampliar os investimentos em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) e no desenvolvimento da cadeia de fertilizantes e nutrição de plantas do Brasil; adequar a infraestrutura para integração de polos logísticos e viabilização de empreendimentos.

Canalrural, 09/03/2022
Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo