Mercado

Produção de fertilizantes é paralisada na Argentina

A produção de agroquímicos e fertilizantes está paralisada na Argentina por falta de dólares em circulação no país, alertou a Câmara da Indústria Argentina de Fertilizantes e Agroquímicos (CIAFA). “Atualmente há empresas com linhas de produção suspensas,” alertou a entidade que reúne as indústrias de insumos argentinas.

De acordo com eles, a produção de insumos pode ficar ainda mais comprometida caso o Banco Central da República Argentina (BCRA) não modificar uma regra que afeta a importação de matérias-primas essenciais para a indústria. Recentes modificações introduzidas pelo BCRA nos critérios para o pagamento de insumos importados dificulta a saída de dólares do país.

A nova medida limitou a possibilidade de pagamento em dinheiro conhecido como CAD (“dinheiro contra documentos”), bem como os prazos de financiamento tributário, que passaram de 60 para 180 dias a partir do registro de desembaraço aduaneiro. 

Além disso, deixou sem efeito a possibilidade de acessar o mercado de câmbio com recursos liquidados a título de adiantamento ou pré-financiamento de exportações. Essa situação afeta tanto a produção local, ou seja, as matérias-primas, quanto os produtos prontos para serem utilizados pelo produtor agrícola. 

“Se essa situação continuar, o fornecimento de fertilizantes e produtos fitossanitários ficará comprometido”, afirmam da Câmara.

Agrolink, 30/11/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo