Mercado

Governo afirma que o risco de desabastecimento de fertilizantes é baixo para a safra 2026/27 

O governo federal descarta risco de desabastecimento de fertilizantes na safra 2026/27. Segundo o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, acordos internacionais, medidas logísticas e a retomada da produção doméstica sustentam uma perspectiva de oferta regular ao país. 

Em declaração no Congresso Brasileiro do Algodão, em Belo Horizonte, o ministro afirmou que as ações adotadas buscam reduzir a exposição do mercado brasileiro às incertezas geopolíticas que afetaram o comércio global de nutrientes em 2026. 

Acordo com Marrocos reforça oferta de fosfatados 

Entre as principais iniciativas está o memorando de entendimento firmado entre o governo brasileiro e a OCP Nutricrops, do Marrocos. O GlobalFert fez uma matéria sobre o assunto e você pode encontrá-la aqui no site. O documento estabelece como referência o fornecimento de 3,8 milhões de toneladas de fertilizantes fosfatados para operadores brasileiros entre 2026 e 2027. 

O volume corresponde a aproximadamente 80% da necessidade nacional de fosfatados considerada pelo governo. 

Nitrogenados avançam na produção doméstica 

No segmento de nitrogenados, o governo aponta avanços na retomada da produção nacional. Segundo o Ministério da Agricultura, três fábricas de fertilizantes foram reativadas, contribuindo para ampliar a oferta interna de ureia. 

Além disso, a previsão é de que uma nova unidade localizada em Três Lagoas (MS) entre em operação nos próximos anos. Quando todas as plantas estiverem plenamente operacionais, a expectativa apresentada pelo governo é que o país consiga atender aproximadamente 35% do consumo nacional de ureia com produção doméstica. 

Portos recebem atenção especial 

Outra frente destacada pelo governo envolve a logística de importação. A Comissão Nacional das Autoridades nos Portos (Conaportos) recomendou prioridade para o desembarque de fertilizantes destinados à safra 2026/27 nos portos públicos brasileiros. 

A orientação prevê que, quando permitido pelos regulamentos locais, embarcações transportando fertilizantes recebam tratamento preferencial para atracação em até 24 horas após a chegada aos terminais. A medida busca evitar atrasos no descarregamento durante os períodos de maior movimentação portuária.  

Globo Rural, adaptado por Globalfert em 24/09/2026

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo