Empresa norte-americana quer instalar fábrica de fertilizantes em SC
O CEO da norte-americana TransGas, Adam Victor, esteve em Santa Catarina, no início de junho, para discutir a instalação de uma fábrica de fertilizantes a partir do carvão mineral produzido na região. O investimento previsto é de cerca de US$ 2,7 bilhões e deve gerar mais de 6 mil postos de trabalho. O prazo para implantação está estimado em 39 meses.
Na ocasião, Victor se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, João Alberto de Negri, além do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, e parlamentares do Estado.
A previsão é que a fábrica tenha capacidade de produzir 3,5 mil toneladas de ureia, 2,5 mil de nitrato de amônia e 28 toneladas de enxofre por dia, com consumo de 4 mil toneladas de carvão. Cinco mil postos de trabalho poderão ser criados durante a construção da fábrica e cerca de 1,2 mil empregos diretos para a operação e manutenção da planta.
A expectativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que a indústria nacional seja demandada em mais de US$ 1 bilhão em produtos específicos para consumo do projeto, entre eles, o aço. Segundo Lobão , o empreendimento é importante para o desenvolvimento econômico e industrial do país e, em especial, para Santa Catarina, que possui grandes reservas de carvão mineral.
O Brasil, um dos maiores exportadores de produtos agrícolas, ainda é fortemente dependente de fertilizantes. Segundo o MME, durante o encontro, o CEO da TransGas afirmou que a tecnologia utilizada na gaseificação do carvão mineral para a fabricação de fertilizantes é limpa.
De acordo com o Senado Federal, a empresa norte-americana não pediu subsídios, nem incentiva fiscal ao governo brasileiro, mas agilidade nas questões ambientais encaminhadas. As possíveis cidades onde a fábrica poderá ser instalada são Criciúma, Içara, Maracajá, Entreviso e Lauro Muller.
“É uma atividade não poluidora de uma tecnologia que é usada em todos os continentes, menos na América Latina. Essa fábrica não causará nenhuma poluição, tanto que no Estado de Nova York, onde foi proibida e a extração de gás xisto, eles têm três fábricas. É um produto limpo de uma atividade industrial limpa, a partir do carvão, que tem uma depreciação ambiental. É um projeto fundamental para o desenvolvimento do nosso país”, afirmou o senador, Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC).
A TransGas é uma empresa global que desenvolve projetos e tecnologias limpas para a produção de energia e produtos químicos. Fundada em 1981, a empresa reúne como parceiros estratégicos as empresas líderes em desenvolvimento de grandes projetos industriais do mundo. O patrimônio conjunto do grupo de parceiros da TransGas ultrapassa meio trilhão de dólares. As informações são do website do MME e do governo de Santa Catarina.
Notícias de Mineração, 01/07/2014
Imagem: Secretaria Executiva de Articulação Nacional



