Anglo American aumenta em 25% produção de níquel em GO
A Anglo American produziu 10,6 mil toneladas de níquel no segundo trimestre deste ano, um aumento de 25% em relação ao mesmo período no ano passado. A informação é de relatório de resultados trimestrais divulgado hoje (17) pela companhia. No Brasil, a Anglo mantém em operação os negócios Níquel, Nióbio e Fosfatos.
Segundo a mineradora, o aumento na produção de níquel foi impulsionado pela contínua melhoria da estabilidade operacional em Barro Alto (GO), antes da reconstrução dos fornos, prevista para ser iniciada ainda no segundo semestre.
A planta de Barro Alto produziu 8,6 mil toneladas de níquel, no acumulado de abril a junho deste ano, um aumento de 41% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo o impacto de paradas não planejadas em ambas as linhas no segundo trimestre de 2013.
Já na planta localizada em Niquelândia (GO), a produção teve uma queda de 17%, para 2 mil toneladas de níquel. Segundo a Anglo, a baixa ocorreu devido ao adiamento da parada anual de manutenção para o segundo trimestre. Nos três primeiros meses do ano, as duas operações produziram, juntas, 9,2 mil toneladas de níquel.
No negócio Fosfatos, foram produzidas 275,7 mil toneladas de fertilizantes nas plantas de Catalão (GO) e Cubatão (SP), um aumento de 3% em relação ao trimestre anterior e queda de 8% se comparado ao mesmo período de 2013.
A Anglo afirmou, ainda, que a produção de nióbio permaneceu estável, em 1,1 mil toneladas, na planta de Ouvidor (GO).
No mercado de níquel no Brasil, a Anglo tem operações em Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP); e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor. A empresa também investe no minério de ferro com o projeto Minas-Rio, um dos maiores projetos de exploração da commodity em desenvolvimento no mundo.
Notícias de Mineração, 17/07/2014



