Fertilizantes: entregas em 2014 avançaram 3,6%
Dados divulgados pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA) revelam entrega de 1,988 milhões de toneladas de fertilizantes em dezembro de 2014, 1,89% acima do volume verificado em dezembro/13.
A recuperação no ritmo de entregas durante o último mês do ano sinaliza para uma demanda saudável para a safrinha, compensando a defasagem notada durante o mês de novembro. Ainda, as incertezas relacionadas ao plantio do milho, comprometido por atrasos para a soja foram fatores que contribuíram para que as entregas tomassem maior corpo ao final do ano, devido ao panorama desfavorável a antecipações.
Considerando os dados agregados para 2014, 32,209 milhões de toneladas de fertilizantes foram entregues em todo o país. Esse volume representa um avanço de 3,6% em relação ao volume entregue em 2013, de 31,089 milhões de toneladas.
Ao comparar as entregas em cada macrorregião brasileira, foi possível notar um desempenho negativo de 2% na região Sudeste. O movimento é desencadeado especialmente pelo mau momento do setor sucroenergético, que apresentou recuo em suas aplicações.
Para as demais macrorregiões, as entregas apresentaram desempenho positivo, ocorrendo destaque para Norte-Nordeste, onde a maior tecnificação em novas fronteiras agrícolas conferiu impulso à demanda ao longo do ano.
Mony Belon, 09/02/2015



