Mercado

Importações de fertilizantes para a safrinha mostram desempenho 2% acima

Sazonalmente, o abastecimento de fertilizantes para as aplicações da “safrinha” brasileira ocorre entre outubro e fevereiro. Assim, uma análise das importações durante tal período permite delinear o abastecimento doméstico e traçar perspectivas. Nesta matéria, foram utilizados os dados disponíveis, que datam até o mês de janeiro, para estimar a atual situação para o mercado brasileiro.

As importações realizadas entre outubro/14 e janeiro/15 mostraram um desempenho 2% acima do registrado na comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 7,14 milhões de toneladas, contra 7 milhões de toneladas importadas entre outubro/13 e janeiro/14.

Tal incremento ocorreu a despeito de dois fatores baixistas, que promoveram a incerteza quanto aos investimentos para a segunda safra durante o período analisado:

(i) oscilações nos preços dos grãos atuaram como fator de desestímulo à aplicação de insumos; e

(ii) atrasos no plantio da soja no Centro Oeste atuaram como incentivo para a postergação de aquisições, uma vez que poderiam resultar também no estreitamento da janela de plantio para o milho de segunda safra.

No entanto, fundamentos opostos, como o alto nível de produção registrado na temporada passada, suscitou a necessidade de reposição de nutrientes no solo. Ainda, temores de que a valorização do dólar frente ao real encarecesse aquisições realizadas em 2015 também contribuíram para o adiantamento das importações ainda para 2014.

 

Mony Belon, 02/03/2015

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo