Uralkali aumenta seu lucro líquido no primeiro semestre
A produtora russa de potássio, Uralkali, aumentou seu lucro líquido em 50% no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período do ano anterior, apesar de reduzir sua produção e da queda da sua receita.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) para o exercício do primeiro semestre de 2015 aumentou 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, o volume de produção caiu 6% em relação ao ano anterior, para 5,7 milhões de toneladas. Em março, a diretoria da empresa aprovou uma estratégia de desenvolvimento para 2015-2020, seguindo uma revisão estratégica depois do acidente de Solikamsk-2. O CEO da Uralkali, Dmitry Osipov, disse que o mercado de potássio enfrentou os desafios de um ambiente agrícola duro durante o primeiro semestre do ano.
“A reduzida demanda e a forte concorrência entre os fornecedores colocaram pressão sobre os preços no mercado local no segundo trimestre de 2015”, disse Osipov.
Na América Latina, a baixa disponibilidade de crédito no Brasil, a queda dos preços das culturas, a volatilidade da moeda contra o Dólar americano e os altos estoques forçaram a redução da demanda do agricultor e consequentemente a queda do preço do Cloreto de Potássio em meio a forte concorrência.”
A Uralkali disse que as importações brasileiras de Cloreto de Potássio caíram 21% em relação ao ano anterior e espera-se que a procura caia para 9,8-10 milhões de toneladas neste ano em comparação a 11,8 milhões de toneladas em 2014.
A demanda norte americana por Cloreto de Potássio também foi abaixo da média na primeira metade de 2015, devido ao atraso da temporada de plantio, a volatilidade do preço do produto e a redução do plantio de milho. “A demanda norte americana por Cloreto de Potássio demanda deverá diminuir em 14-16% em relação ao ano anterior, totalizando 8,6-8,7 milhões de toneladas”.
“Os desafios do mercado, juntamente com a diminuição da capacidade produtiva da Uralkali, resultaram em menores vendas e receitas. No entanto, a depreciação do Rublo no primeiro semestre permitiu que a empresa aumentasse seu lucro líquido para US$ 556 milhões”, disse o comunicado. A depreciação significativa do Rublo contribuiu para a diminuição do custo dos produtos vendidos (CPV) e para o aumento do preço médio de exportação em 10% no ano.
ICIS, 27/08/2015



