Logística

Setor de fertilizantes é considerado promissor em portos e terminais intermodais

A TRX Infraestrutura, unidade de negócios da brasileira TRX, lançou o TRX Infraestrutura FIP II, com foco em captar R$250 mi para investimentos em terminais portuários de líquidos, grãos e cargas, no Pará e Paraná. Com seu primeiro fundo, o TRX Infraestrutura I, lançado em março deste ano, foram captados R$40 milhões, para investimentos no terminal de fertilizantes em São Francisco do Sul, Santa Catarina.

Julio Zogbi, diretor da TRX Infraestrutura, define a unidade de negócios como uma iniciativa ambiciosa. Para Zogbi, a implantação de conexões e terminais intermodais e estrutura de cabotagem modernas são prioridade quando se trata de um país com uma extensão como a do Brasil, que atualmente conta com menos de 10% do número de terminais intermodais, se comparado aos Estados Unidos. “A necessidade vigente e o espaço para investimentos em portos, com o retorno que esse setor irá trazer para o país a médio e longo prazo, é o que norteia nossas estratégias no posicionamento em ativos de logísticas com barreiras”, diz o executivo.

Os quatro projetos em andamento geridos pela TRX Infraestrutura estão, no Pará – multicarga, com área de 260.000 m² e capacidade estimada de 49.503 m², Paraná – terminal de grãos, líquidos, com área de 49.500 m² e capacidade estimada de 92.500 m³, Paraná – terminal de grãos, grãos, com área de 13.900 m² e capacidade estimada de 100.000 ton e Santa Catarina, terminal de fertilizantes com área de 60.000 m² e capacidade estimada de 60.000 ton.

Sobre o atual momento que o país atravessa, a empresa estima que essa seja uma fase cíclica e avalia de forma a expectativa diante dos próximos anos. “Dentre os setores que buscamos no Brasil que dá certo, está o de grãos que cresceu 8,6% em 2015, o de fertilizantes que são insumos para grãos e o de derivados de combustíveis em que os novos ofertantes ditarão o mercado quando a crise passar”, diz Julio.

 

América Economia, 23/11/2015

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo