Mercado

Marrocos e Etiópia promovem parcerias comerciais e de investimento

Marrocos e Etiópia estão examinando os meios para fortalecer o comércio bilateral e os investimentos através do estabelecimento de joint-ventures.

Isso aconteceu em uma reunião entre o chefe das associações de exportadores marroquinos, Hassan Sentissi El Idrissi, e o embaixador da Etiópia em Rabat Yeshi Tamirat.

Os dois homens discutiram maneiras de desenvolver relações econômicas, com ênfase na complementaridade entre as duas economias, notavelmente o potencial do Marrocos para exportar produtos agroalimentares e farmacêuticos e o café, mel e especiarias da Etiópia, produtos geralmente importados pelo Reino através da Europa.

A esse respeito, o embaixador disse que uma delegação etíope participará da feira agrícola internacional em Meknes, de 16 a 21 de abril.

As relações entre a Etiópia e o Marrocos continuaram melhorando desde a visita do rei Mohammed VI a Addis Ababa em outubro de 2016.

Na Etiópia, o segundo país africano mais populoso depois da Nigéria, o OCP de Marrocos construirá uma fábrica de fertilizantes de 2,4 bilhões de dólares. A primeira fase desse investimento permitirá a produção de 2,5 milhões de toneladas de fertilizantes por ano até 2022, tornando a Etiópia auto-suficiente em fertilizantes e criando oportunidades para as exportações.

A planta, denominada Complexo de Fertilizantes Dire Dawa, produzirá fertilizantes feitos de potássio etímico e gás de amônia, além do ácido fosfórico da OCP, aproveitando ao máximo os recursos naturais complementares de ambos os países.

northafricapost 21/02/2019

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo