Aumenta a oferta de matéria-prima para a produção de fertilizantes especiais – Globalfert
O setor de mineração brasileira obteve um novo destaque no último ano. Após passar por adaptações necessárias com as novas normas de saúde geradas pelo Covid-19, também aproveitando de uma demanda aquecida, a produção de Manganês vem ganhando notoriedade, sendo utilizado na produção de metais e fertilizantes especiais na agricultura.
A empresa brasileira Buritirama Mineração, uma das maiores produtoras de Manganês do mundo, vem investindo para aumentar a capacidade de produção ano a ano. De acordo com o plano da empresa, o objetivo é atingir a produção de 3 milhões de toneladas de Manganês.
Outro ponto de destaque é sua planta de sinterização, responsável por reaproveitar os rejeitos, garantindo maior sustentabilidade ao projeto como um todo, além de já possuir uma iniciativa em funcionamento de reflorestamento.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), a produção mineral brasileira subiu 112% durante os oito primeiros meses de 2021 no comparativo de 2020, arrecadando mais de R$219 bilhões de reais.
“O aumento produtivo mineral brasileiro é fundamental para garantirmos a independência no mercado interno. Uma produção de Manganês, suficiente para abastecer a indústria brasileira, trará maior segurança para atender as demandas de fertilizantes especiais, além de oferecer preços mais competitivos” – Disse Amyr Cerquetani, especialista em micronutrientes do Globalfert.
Globalfert, 18/01/2022