Conteúdos PrópriosMercado

Demanda por baterias LFP cresce, enquanto ternárias e LCO perdem força

O mercado chinês de baterias de íon-lítio tem passado por transformações em sua composição tecnológica. Os dados mais recentes mostram um crescimento na participação das baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) no total das instalações no país, o que tem gerado reflexos diretos na demanda por materiais, sobretudo o LFP. Por outro lado, o segmento de baterias com Cobalto (LCO) mostra sinais de enfraquecimento, com volumes de negociação reduzidos e queda nos preços.

Em abril, as baterias LFP responderam por 82,2% total das instalações, com forte crescimento de 76% em relação ao ano passado, porém, com queda de 4,3% em relação ao mês anterior. Já as baterias NCM (Níquel-Cobalto-Manganês), que também podem ser chamas de baterias ternárias, representaram 17,2% do total das instalações, com queda de 7% em relação ao mês anterior, porém com aumento de 6,3% em relação ao ano passado. Esse movimento tem sido puxado principalmente pela sua ampla aplicação em veículos elétricos (EVs), especialmente nos modelos de entrada e nos veículos de uso urbano, que priorizam segurança e custo-benefício.

Em contraste, o mercado de baterias de Cobalto (LCO), tradicionalmente usado em eletrônicos portáteis, tem enfrentado dificuldades. No final de maio, as negociações ficaram desaquecidas, resultando em uma pequena queda nos preços de materiais catódicos de LCO. Fabricantes de baterias LCO relataram estoques crescentes e redução das compras por parte de empresas de eletrônicos, com isso, as margens foram comprimidas, o que deve impactar o ritmo de produção nas próximas semanas.

O cenário atual evidencia a transição tecnológica e comercial no setor de baterias da China, com impactos diretos sobre a cadeia de suprimentos de minerais e químicos utilizados na formulação dos materiais catódicos.

Dentre os afetados, destacam-se os fertilizantes fosfatados MAP e DAP, dos quais o país é o maior produtor. O redirecionamento do fosfato para a indústria automobilística resultou em uma menor oferta desses produtos. Esse desbalanceamento entre disponibilidade e demanda provocou o aumento nos preços dos fertilizantes e a escassez do produto para a maioria dos países consumidores.

Portanto, o fosfato de ferro-lítio desponta como protagonista, enquanto o Cobalto apresenta uma demanda retraída, devido alternativas mais baratas e sustentáveis.

GlobalFert, 04/06/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo