Entrevistas

Entrevista exclusiva com Marcelo Zanchi, Diretor de Marketing da AgroGalaxy.

Marcelo Zanchi tem mais de 30 anos de experiência no agronegócio. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), com MBA em Gestão Empresarial pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial e Marketing pela UFRJ. Sua trajetória profissional inclui grandes empresas, como Adubos Trevo (atual Norsk Hydro), DuPont, Stryker, Timac Agro, Arysta e UPL. Chegou ao AgroGalaxy em janeiro de 2022 e hoje atua como Diretor de Marketing, Pesquisa & Desenvolvimento, e Soluções Agronômicas.

GlobalFert: A AgroGalaxy é uma das principais plataformas que oferecem soluções para os produtores, quais soluções a empresa fornece e como elas podem auxiliar os produtores?

AgroGalaxy: O AgroGalaxy é uma das maiores plataformas varejistas voltadas para o agronegócio brasileiro, atuando na comercialização de insumos e serviços agrícolas, produção e beneficiamento de sementes, originação, armazenamento e comercialização de grãos. Somos a maior revendedora de bioinsumos do país. Temos aproximadamente 2.500 colaboradores com o objetivo é oferecer o melhor para os nossos clientes e um trabalho consultivo junto ao produtor rural, que nos diferencie no mercado. Os nossos mais de 620 consultores técnicos (CTVs) são profissionais preparados e orientados a levar aos produtores rurais muito mais do que produtos. Eles buscam a melhor solução para a lavoura, para o desenvolvimento do cultivo e, consequentemente, propiciar uma maior produtividade e rentabilidade ao produtor. A área de agronomia digital, através do Time Agrokea, oferece um serviço de coleta de solos, diagnóstico e recomendação personalizada, que chega ao time e ao agricultor, por meio de um aplicativo para celular, apresentando o mapeamento de todos os talhões e comparativos entre eles, mapa de aplicação de produtos, produtividade e rentabilidade, mapas de infestação de pragas, além de observações georreferenciadas.

Mas nosso grande diferencial está em nosso Time de P&D, formado por mais de 70 profissionais especializados em manejo de soluções integradas, dentre eles Doutores, Mestres, Agrônomos e técnicos. A estrutura é formada por 11 Centros Tecnológicos AgroGalaxy (CTA) distribuídos pelas principais regiões agrícolas do Brasil e que atuam em pesquisa, manejo, validação e recomendação de produtos, manejos e soluções aos clientes. Os campos testes dos CTAs são fundamentais para que a empresa valide todos os produtos que comercializa e que são recomendados aos nossos clientes, mostrando o cuidado da empresa com o manejo adequado sustentável. Dois dos nossos CTAs (Londrina e Alfenas) são homologados junto ao Mapa e nos possibilitam trabalharmos, em parceria com nossos fornecedores, no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias já nos estágios iniciais, acelerando nosso conhecimento e disseminação. Este conhecimento gerado nos CTAs, alimenta nosso Time Tech A, que conta com mais de 70 profissionais Especialistas em Produtividade e que atendem nossos clientes de forma técnica e consultiva, implementando áreas polo e demonstrativas, apresentando in loco o impacto positivo de nossos manejos integrados na produtividade e rentabilidade do produtor. O Time de Especialistas em Produtividade enquadrou centenas de produtos dentro dos nossos manejos em todo o Brasil, o que deu origem aos Protocolos Técnicos AgroGalaxy (PTA), para manejos e soluções customizadas. Estes PTAs foram levados para 180 áreas polos no Brasil, com a finalidade de dar capilaridade e suporte técnico. Nelas, na última safra, conseguimos um aumento médio de produtividade na casa de 6,6 sacas a mais por hectare. O foco de nosso time técnico é desenvolver manejos que otimizem ao máximo o potencial produtivo dos materiais genéticos trabalhados pelos agricultores, sempre pensando no aumento da produtividade e rentabilidade de nossos clientes, com uma forte visão de otimizar recursos e minimizar impactos ambientais.

Além disso, pensando em suportar todo o ciclo produtivo de nossos clientes, contamos com 28 silos para armazenamento de grãos e 13 unidades de sementes, sendo 3 delas próprias.

GlobalFert: A AgroGalaxy é uma empresa que se consolidou em 2018, quais foram os principais desafios enfrentados pela empresa? Qual o grande diferencial para que a AgroGalaxy pudesse expandir no agronegócio brasileiro?

AgroGalaxy: O AgroGalaxy (AGXY3) surgiu em 2018 e hoje é representada pela unificação de nove grandes empresas do agronegócio, Rural Brasil, Sementes Campeã, Agro100, AgroFerrari, Grão de Ouro, Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat. A força do nosso negócio vem da trajetória dessas empresas que já estavam no mercado há mais de 30 anos. Outro fator que nos diferencia é a nossa visão de mercado e negócio. Nós antecipadamente tomamos decisões difíceis, que hoje avaliamos como corretas, em momentos críticos, o que nos deixou à frente de outras empresas do setor e bem-posicionados no cenário atual do mercado em índices importantes, como níveis de inventários totais. Temos também uma relação de proximidade, respeito e transparência com os produtores rurais, investidores, bancos, e todos os públicos que estão envolvidos de forma direta ou indireta com o nosso negócio.  Tudo isso contribuiu na construção da nossa estrutura atual, onde a companhia conta com 170 lojas em mais de 1.000 municípios de 14 estados do Brasil, atendendo cerca de 30 mil clientes e servindo cerca de 40 milhões de hectares de área plantada.

GlobalFert: Falando de diferencial, a AgroGalaxy é uma empresa que vem se destacando no mercado, poderia falar mais sobre as inovações e tecnologia que a Agrokea traz para o produtor? Como os conceitos da agricultura 4.0, como inteligência artificial, IoT, podem auxiliar o agro brasileiro?

AgroGalaxy: Além de insumos agrícolas e assistência técnica, o AgroGalaxy conta com a oferta de serviços voltados ao Digital. Desenvolvemos o App do Produtor, hoje com aproximadamente 11 mil produtores cadastrados e que possibilita agir diretamente na agilidade e assertividade das decisões e na rentabilidade dos negócios de nossos clientes. Como já falado anteriormente, temos o sistema Agrokea, que faz mapeamento de talhões e as respectivas recomendações vindas de um completo diagnóstico, informações climáticas e acompanhamento do desenvolvimento de culturas. Na parte de inteligência artificial, temos disponível uma assistente virtual aos agricultores, a Gi, e nosso blog técnico AgroGalaxy, com diversas dicas para esses clientes, justamente por entender a importância de facilitar a vida do produtor rural via soluções digitais e tecnológicas.

Na gestão de dados, temos uma estrutura em cloud com a integração de dados internos e externos, que através de inteligência de dados, cria recomendações agronômicas inteligentes dentro do propósito do AgroGalaxy, que é o de prover soluções inovadoras e sustentáveis para que nossos produtores alcancem maior produtividade no plantio. Estamos integrando nossos ERP na SAP de forma a ganhar escala e agilidade de informação com maior eficiência operacional e informação para o time de campo.

GlobalFert: Esse ano nós vimos uma safra recorde de soja, mas uma igual perda de preços dos grãos. Como isso pode influenciar o mercado e quais são os produtos da AgroGalaxy que mais atuam nesse setor?

AgroGalaxy:  Essa safra está nos ajudando a repensar e inovar em ferramentas financeiras,principalmente porque o AgroGalaxy aumentou significativamente o recebimento de grãos em modalidades diretas, como em operações de barter, por exemplo. Isso auxilia na mitigação de riscos, suporta diretamente as operações do produtor e acaba por trazer à mesa outros jogadores da cadeia produtiva, como nossos fornecedores, por exemplo, ampliando a capacidade de inovar e gerar ferramentas que suportem as tomadas de decisões de toda a cadeia.

GlobalFert: Nós vemos hoje uma preocupação muito grande com o crescimento sustentável, vemos diversas políticas e debates internacionais sendo feitos, qual a preocupação da AgroGalaxy com a sustentabilidade, e suas soluções que auxiliam em termos sustentáveis o agronegócio?

AgroGalaxy: Somos uma empresa do agronegócio que já nasceu com o olhar para sustentabilidade. Então, metas ambientais, sociais e de governança sempre fizeram parte da estratégia do AgroGalaxy. Em 2022, a companhia alcançou todas as suas metas estabelecidas em ESG, incluindo um aumento de 44% no faturamento de bioinsumos, representando 7% da receita de insumos do ano. As mudanças climáticas também entraram como temática relevante em 2022. Celebramos a conquista do Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, inédito entre as empresas de varejo de insumos agrícolas, e o alcance de score B no ranking Carbon Disclousure Project (CDP) e avançamos em nosso compromisso de promover o combate ao desmatamento nas cadeias agrícolas.

Para 2023, ampliamos nossas iniciativas para gerar mais sinergia de tecnologias para uma agricultura de alto desempenho, máxima produtividade, maior rentabilidade e menor impacto ambiental. Também planejamos: aumentar o faturamento com bioinsumos para cerca de R$ 320 milhões neste ano , representando um crescimento de 40% em relação à 2022; reduzir em 25% a comercialização de produtos autorizados no Brasil, porém considerados como altamente perigosos pela OMS, e zerar sua comercialização até 2025; aprimorar o geomonitoramento das propriedades dos clientes, com foco em biomas prioritários: Amazônia Legal (85%) e Cerrado (50%) em 2023 e 100% dos biomas até 2025; lançar e implantar o Programa de Carbono para os clientes; treinar 80% dos colaboradores em conteúdo ESG, e alcançar 17% de mulheres em posição de liderança. Além disso, continuaremos com nossos incentivos de projetos por meio do Instituto AgroGalaxy, o programa de diversidade e inclusão e fortalecimento da integridade no ambiente de negócio.

GlobalFert, 08/11/23.

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