Entrevistas

Entrevista: CEO da Andali acredita que o momento atual é bom para aquisição de fertilizantes

O CEO da Andali Operações Industriais, Rafael Gonçalves, concedeu uma entrevista para o GlobalFert e falou sobre as perpectivas do mercado de fertilizantes para 2016. Rafael é formado em Administração de Empresas, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Ibmec Business School e trabalha na Andali desde 2007.

 

 

 

1. Durante o ano de 2015 os preços dos fertilizantes em Dólar apresentaram queda acentuada. Em alguns produtos, como o Nitrato de Amônio e a Ureia, essa redução foi de mais de 20% em relação ao mês de dezembro de 2014. Qual é a visão da Andali para a tendência dos preços dos fertilizantes em 2016?

Em 2015, realmente a maioria das matérias primas tiveram redução de valor, em Dólar. Contudo, devido à variação cambial, o valor em Reais subiu. É importante observar que esta relação é positiva para o agricultor, pois a alta do preço do fertilizante, em Reais, não acompanhou todo o aumento percentual do Dólar. As variáveis são diversas e muitas delas ainda não definidas. Entretanto, entendemos que existe grande chance deste cenário permanecer. 

 

2. A desvalorização cambial, o aumento dos preços dos fertilizantes em R$, o atraso na liberação do crédito e aumento da taxa de juros prejudicaram as vendas de fertilizantes no Brasil no ano de 2015. O que a Andali espera do mercado brasileiro de fertilizantes em 2016?

A variação cambial, a elevação dos preços dos fertilizantes em Reais e as dificuldades com o crédito, somadas a algumas incertezas com relação à colheita da Safra e consequente plantio da Safrinha, principalmente no Mato Grosso, podem impactar no mercado de fertilizantes para 2016. Acreditamos que no mês de Março, com o cenário de plantio da Safrinha definido, a variável principalmente relacionada ao crédito ficará mais clara e teremos maiores condições de realizar análises mais sólidas. De qualquer forma, a perspectiva de maior desvalorização do Real frente ao Dólar, além dos preços altos das commodities em Reais, indicam que o momento é bom para o agricultor realizar a compra do fertilizante. A expectativa da ANDALI é de que o total de entrega de fertilizantes no país se mantenha estável. 

 

3. Em julho de 2012 a CHS anunciou a aquisição de 50% do capital da Andali. Quais benefícios esta capitalização trouxe a Andali e o que esta parceria almeja?

A CHS, com a aquisição de 50% do capital da ANDALI, encontrou uma base sólida e sustentável para a industrialização e entrega do fertilizante. A ANDALI, através do recebimento do aporte de capital e da musculatura da CHS, obtém condições de alavancar os projetos para crescimento do negócio de prestação de serviços de industrialização e armazenagem de fertilizantes. É importante ressaltar que a ANDALI, mesmo com a entrada da CHS no capital da empresa, mantém a essência de ser exclusivamente prestadora de serviços, ou seja, não concorre com o cliente através de venda e distribuição do fertilizante para o agricultor. O interesse da companhia é continuar prestando serviços para os diversos players do agronegócio, alcançando as regiões de maior consumo no país.

 

4. A Andali anunciou em 2014 a instalação de mais uma unidade de mistura de adubos em Paranaguá e outra em Rondonópolis. Qual foi o fator principal para a ampliação em Paranaguá e a escolha do Mato Grosso? A empresa planeja novos investimentos para os próximos anos?

A nova unidade da ANDALI em Rondonópolis, Mato Grosso, entrou em operação efetiva em julho de 2015. O investimento nesta planta tem todo o sentido, pois está próxima ao maior mercado de fertilizantes do país e encontra-se em posição logística favorável para atendimento do agricultor. A unidade está dentro do complexo logístico criado pela ALL, America Latina Logística, e ao lado do terminal de recebimento de grãos, via rodoviária, e carregamento de grãos, via ferroviária, com destino ao Porto de Santos. Isto tende a facilitar demasiadamente a logística e a disponibilidade de caminhões para carregamento na ANDALI, além de reduzir os custos gerais da cadeia para o agricultor. A ampliação e modernização das estruturas em Paranaguá são importantes, pois o porto de Paranaguá é o maior recebedor de fertilizantes importados do Brasil. Mesmo com os movimentos de aumento de capacidade de produção interna no país e de capacitação de outros portos, a favorável logística regional e a necessidade crescente de fertilizantes justificam o aumento da capacidade local. O projeto de Paranaguá está em fase final de obtenção das autorizações. A empresa estuda novos investimentos em outras regiões, principalmente para aumentar a abrangência e as regiões de atendimento. Acreditamos que a terceirização dos serviços de industrialização e armazenagem pelos importadores e distribuidores de fertilizantes é uma tendência bastante forte, pois estes obtêm custos operacionais reduzidos, qualidade na manipulação dos seus produtos, além de poderem focar no seu principal negócio que é a comercialização do fertilizante e, em alguns casos, também do grão. 

 

5.A Andali é especializada na industrialização de fertilizantes, no carregamento e transbordo, na armazenagem e peneiramento de fertilizantes. Qual é a atual capacidade de produção da empresa e o quanto desta capacidade é utilizada atualmente?

Com as duas unidades em operação atualmente, Paranaguá e Rondonópolis, a capacidade efetiva atual de industrialização, respeitando a sazonalidade de entrega, é de 1.400.000 toneladas/ano. A capacidade estática de armazenagem é de 220.000 toneladas. Neste exercício 15/16, a perspectiva é de industrializar 1.100.000 toneladas, ocupando aproximadamente 38% do share entre as empresas prestadoras de serviços de industrialização que atendem os mercados do RS, SC, PR, MT, GO, MS, MG, SP e PY. 

 

Sobre a Andali

A Andali é uma prestadora de serviços Industriais e Logísticos, que tem como principais atividades a Industrialização, o Armazenamento e o Carregamento e Descarga a Granel nos módulos Ferroviário e Rodoviário para empresas terceiras, além de ter a característica de encontrar soluções de integração logística voltadas ao segmento de fertilizantes. A Andali foi fundada em 1998, com sede na cidade de Paranaguá, estado do Paraná. 

 

GlobalFert, 30/01/2016

Imagem: Andali

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo