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Entrevista: Ajinomoto do Brasil afirma que o mercado de fertilizantes especiais deve crescer puxado principalmente pela expansão das commodities

Cesar Vilela, gerente de departamento responsável pela divisão de agronegócios da Ajinomoto Brasil foi entrevistado pelo GlobalFert e falou sobre o crescimento do mercado de fertilizantes especiais. Á frente da operação, Vilela tem liderança direta sobre as áreas de marketing e vendas e também responde pelos resultados financeiros de toda a divisão. Está a 1 ano e 8 meses na Ajinomoto do Brasil onde usa sua experiência para aumentar as vendas e market share dos fertilizantes.

 

 

 

1. A Ajinomoto do Brasil está entre as maiores companhias do mercado nacional de fertilizantes especiais. Quais são os desafios para este mercado?

A Ajinomoto do Brasil está entre as maiores empresas do mercado nacional de fertilizantes especiais, no qual atuam mais de 400 players. E atuar em um cenário de grande competição é sempre um desafio. Por isso, investimos constantemente em pesquisa e desenvolvimento, internamente e via parcerias com institutos renomados, com objetivo de reunir dados significativos sobre a utilização de nossos produtos em diversas culturas. O atual cenário econômico do país e as crises hídrica e energética devem influenciar nos resultados do setor, além do preço das commodities e o câmbio, que certamente vão interferir na rentabilidade do segmento. Entretanto, temos que considerar que o Brasil é um dos maiores consumidores de fertilizantes no mundo, importando cerca de 70% de sua demanda total. A Ajinomoto, atua no segmento de fertilizantes especiais, um nicho de mercado mais estável, que foca em produtos de alto valor agregado e não depende tanto das flutuações das commodities. Nesse segmento, nós estamos entre as principais companhias do país. Além disso, investimos constantemente em novas tecnologias e soluções visando atender às necessidades dos nossos clientes, oferecendo, inclusive, consultoria de campo personalizada através de nosso time de representantes técnicos de vendas.

 

2. Quais são as principais culturas que utilizam a linha AJIFOL® e o AMIORGAN®? De que forma esses produtos contribuem para suprimento adequado dos nutrientes às plantas?

A Ajinomoto do Brasil produz 17 tipos de fertilizantes de base orgânica, sendo 15 líquidos para aplicação foliar e fertirrigação e dois de solo, produtos que contribuem para o vigor das plantas e sua capacidade de adaptação a alterações climáticas. AJIFOL® faz parte da linha de fertilizantes líquidos foliares e de fertirrigação, enquanto AMIORGAN® é um fertilizante mineral de solo. Vale destacar que nossa linha de fertilizantes pode ser aplicada em todas as culturas, a exemplo da de café e de frutas. Além disso, os produtos têm como diferencial a presença de aminoácidos livres, oriundos da fermentação microbiológica de derivados da cana-de-açúcar.

 

3. Qual é a influência do mercado de fertilizantes N, P e K nos fertilizantes especiais?

Os fertilizantes fonte de macronutrientes primários são a base da fertilização de qualquer cultura agrícola. São eles, o nitrogênio, o fósforo e o potássio, comumente conhecidos pela sigla “NPK”, os três são os nutrientes mais consumidos pelas adubações, até por isso levam o nome de macronutrientes primários. Dentro da categoria de fertilizantes especiais pode estar o grupo dos adubos NPK, assim como outros fertilizantes, fonte de outros nutrientes. Os fertilizantes especiais são todos aqueles que agregam um ou mais diferenciais que façam dele de alguma maneira melhor e mais eficiente que os adubos comuns (commodities). O AMIORGAN, por exemplo, é um fertilizante fonte de nitrogênio, potássio e enxofre, mas além disso também oferece aminoácidos, e é um produto altamente solúvel com baixas perdas, tudo isso faz dele um fertilizante especial.

 

4. Qual a visão da Ajinomoto em relação ao consumo de fertilizantes foliares no Brasil?

O mercado de fertilizantes foliares no Brasil vem crescendo de maneira robusta nos últimos anos e, pela nossa avaliação, esse crescimento deve continuar forte por um bom tempo, puxado principalmente pela expansão das commodities, notadamente a soja. O potencial de expansão do setor é enorme, estudos indicam que a taxa de adoção em algumas culturas ainda é baixa e que pode aumentar muito. Algumas culturas se destacam nesse cenário, como é o caso da cana-de-açúcar e pastagem, em que os produtores estão buscando cada vez mais investir em tecnologia, incluindo o uso de fertilização foliar.

 

Sobre a Ajinomoto do Brasil

A Ajinomoto está presente no Brasil desde 1956, e se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor final, por meio de sua divisão de varejo, como também insumos para as indústrias alimentícias, cosméticas, farmacêuticas, de nutrição animal e agronegócios.

Iniciou o desenvolvimento de seus fertilizantes no país em 1988 e, em 2000, após anos de intenso estudo e pesquisa, iniciou a comercialização da linha AJIFOL® e AMIORGAN®. Todos produtos carregam a tecnologia dos aminoácidos e se posicionam dentro da categoria premium. Presente nos principais estados agrícolas brasileiros, a Ajinomoto mantém o foco no desenvolvimento de pesquisas e produtos de qualidade. 

A divisão produz e comercializa fertilizantes líquidos (uso foliar e fertirrigação) e sólidos, que são obtidos a partir do licor de aminoácidos proveniente do processo de fermentação do ácido glutâmico. Hoje, atua no mercado de fertilizantes especiais em diversas culturas, entre elas as de frutas, hortaliças e café.

 

Equipe GlobalFert, 28/07/2015

 

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