Entrevistas

Entrevista com Rafael Leiria Nunes, Diretor de Operações da Tradecorp

Acompanhe a entrevista exclusiva Globalfert com a Tradecorp, uma das maiores refências em bioestimulantes no mercado mundial. Rafael Leiria Nunes, diretor de operações da Tradecorp fala do panorama geral da empresa no mercado, e suas perspectivas futuras.

Sabemos que a Tradecorp é referência global no setor de bioestimulação e nutrição sustentável de cultivos, desenvolvendo e fabricando soluções de primeira linha e inovadoras que são comercializadas em mais de 60 países. Fale um pouco sobre a Tradecorp hoje, seu portifólio de produtos e os planos da empresa para o futuro.

Com nossa forte presença nas principais áreas de cultivos globais, estamos atentos e sensíveis às demandas e problemas que nossos clientes enfrentam para a entregar alimentos de alta qualidade e seguros para os consumidores. Tendo isso em vista, a Tradecorp apresenta de forma responsável e inovadora, soluções desenvolvidas através de uma avaliação holística de todo o processo produtivo, entregando aos agricultores um portifólio completo adequado aos diferentes cultivos e realidades de cada região do globo. Este portifólio abrange uma ampla gama de fórmulas nutricionais, capazes de aportar macro e micronutrientes, com características que facilitem e garantam a melhor performance das aplicações. Estes nutrientes podem ser líquidos ou sólidos, conter nutrientes quelatados, podem estar associados a biofertilizantes ou bioestimulantes, como extratos de algas, aminoácidos e metabólitos de microrganismos. Mais que nutrir, nossas soluções são especialmente desenvolvidas para tornar as plantas mais fortes, capazes de suportarem estresses bióticos e abióticos, expressando máximo potencial produtivo. 

Pensando no futuro, a Tradecorp continua investindo fortemente em soluções sustentáveis e inovadoras, principalmente, baseadas em biotecnologia. O novo centro de pesquisa e inovação em biosoluções do Grupo Rovensa, instalado no Brasil, é uma prova disso. Utilizando-se da capacidade de interação de microrganismos e plantas, iremos oferecer aos agricultores soluções baseadas nestes microrganismos, que são capazes de fixar nutrientes como Nitrogênio, solubilizar Fósforo e mobilizar Potássio, além de microrganismos que possam atuar na proteção de cultivos, mitigando os riscos e a severidade de pragas e doenças que assolam a produtividade dos grandes cultivos de alimentos no Brasil e demais regiões do mundo.

A Tradecorp é uma empresa do Grupo Rovensa. Como a empresa está inserida dentro do grupo e qual relevância isso tem para o agro?

A Tradecorp representa o braço de Bionutrição do Grupo Rovensa, setor que é um dos que mais crescem no grupo, atendendo de forma eficiente a necessidade de aumento de produtividade e qualidade dos alimentos produzidos em todo o mundo. A Tradecorp com suas soluções em nutrição e bioestimulação de plantas, associadas as outras biosoluções do grupo, entregam resultados superiores de crescimento quando comparados a outros setores do grupo. 

A Tradecorp oferece suas tecnologias ao agro de forma responsável e comprometida com os seus clientes e a necessidade de produção de alimentos para uma população mundial em crescimento, sendo suas soluções alinhadas com os objetivos globais de sustentabilidade. 

A Tradecorp inaugurou em setembro deste ano seu primeiro Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções no Brasil, localizado em Hortolândia (SP). Qual o diferencial deste centro de pesquisa?

O Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções da Tradecorp no Brasil é o primeiro do grupo fora da Europa. Com infraestrutura de ponta e uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, formada por técnicos, engenheiros, mestres, doutores e pós doutores, podemos desenvolver projetos baseados em diferentes microrganismos, tanto para bionutrição quanto para biocontrole, simultaneamente. Neste mesmo laboratório podemos realizar processos fermentativos a base de fungos e bactérias enquanto bioensaios de seus protótipos são avaliados rapidamente, além de serem acompanhados resultados de bioanálises e biologia molecular dos microrganismos envolvidos. Por estas razões, podemos afirmar que o novo centro de Pesquisa e Inovação da Tradecorp, está posicionado como um dos mais versáteis e avançados centros de pesquisa do mundo, neste setor de atuação. 

O que será desenvolvido neste centro de pesquisa e inovação? Quais serão os projetos?

O Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biosoluções da Tradecorp no Brasil, nasce com grandes desafios, como novos inoculantes a base de consórcios de microrganismos, novos biofertilizantes a partir de metabólitos de microrganismos e novos processos para obtenção de ativos para biocontrole de insetos, fungos e nematoides. O pipeline de biosoluções do laboratório está baseado em biotecnologia, sendo sua principal “matéria-prima” os microrganismos benéficos para a agricultura. 

Qual a importância do centro de pesquisa e inovação para a Tradecorp aqui no Brasil?

Este centro de pesquisa e inovação é um marco para a Tradecorp do Brasil, pois fortalece nossa presença e compromisso com o desenvolvimento da agricultura sustentável e de alta produtividade no país e no mundo, colocando a Tradecorp do Brasil em destaque e com protagonismo no desenvolvimento de biosoluções para todo o grupo Rovensa.

Adicionalmente, o Brasil assume a posição de liderança no lançamento e adoção de muitas das inovações do Grupo no segmento de biosoluções.

GlobalFert, 19/12/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo