Entrevistas

Entrevista: Diretor da APPA destaca retração da importação de fertilizantes em 2015

Lourenço Fregonese, Diretor Comercial da APPA, concedeu uma entrevista para o GlobalFert e falou sobre os investimentos nos Portos do Paraná e sobre a retração da importação de fertilizantes que deve registrar uma queda de 10% neste ano. Lourenço tem experiência em gestão empresarial de novos conceitos estratégicos e foi Diretor Empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina entre 1995 a 2002.

   

1) Atualmente, o Porto de Paranaguá é líder nacional no desembarque de fertilizantes. Além disso, a tendência é de crescimento da demanda nos próximos anos. Quais medidas estão sendo tomadas pelo Porto para que os serviços logísticos atendam este crescimento?

O movimento nos últimos anos tem se mantido relativamente estável: (2011 – 9.181 mil tons, 2012 – 8.779 mil tons, 2013 – 9.135 mil tons, 2014 – 9.123 mil tons e 2015 até 31/08 – 6.075 mil tons). Novas alternativas de logística para escoar a safra brasileira tem se mostrado atraentes para o mercado, como é o caso do Arco Norte (Miritituba, Santarém, etc). Portanto, parte da safra de soja e milho produzida no Norte do Mato Grosso destinada à exportação deverá ser canalizada por uma daquelas alternativas desviando carga principalmente dos Portos do Paraná e Santos, podendo ocasionar uma menor pressão de descarga por esses Portos. Todavia, no caso de Paranaguá, a APPA vem promovendo relevantes investimentos na modernização dos berços de atracação, reforçando a estrutura dos mesmos e elevando o calado, hoje variando de 08m a 10m para 13,50 metros. 

 

2) Em uma notícia recentemente publicada pela Agência de Notícias do Paraná foi divulgado que, atualmente, existem dois berços exclusivos e outros seis alternativos para a importação de fertilizantes no Porto de Paranaguá, e que, além disso, uma das propostas de investimento para infraestrutura é a utilização exclusiva do berço 208 para estes insumos agrícolas. Como este investimento pode influenciar a capacidade de descarregamento de fertilizantes no Porto de Paranaguá?

Atualmente existem dois berços dedicados a descarga de fertilizantes, mas um novo berço será destinado aos fertilizantes, elevando assim o potencial de descarga em 33%. Além disso, sempre que algum outro berço fique vago, o mesmo é destinado à descarga de fertilizante. Portanto, o Porto de Paranaguá está preparado para atender não só o movimento atual como eventual crescimento de volume.

 

3) A desvalorização do Real e o atraso na liberação do crédito para a safra 2015/16 prejudicaram as compras de fertilizantes neste ano. O atraso do primeiro semestre está afetando o descarregamento atual de fertilizantes nos Portos do Paraná? Houve alteração no tempo médio de espera dos navios para descarga?

A desvalorização do real e o atraso na liberação de crédito para a safra 2015/2016 contribuíram para que o ritmo e volume de comercialização de fertilizantes tenha registrado certa retração e o volume final para esta safra deverá registrar uma queda da ordem de 10%. Além disso, causou preocupação aos plantadores a queda no preço da soja que também recuou em torno de 12% em US$.

A fila de navios para descarga de fertilizantes apresentou bom comportamento com atraso inferior a outros anos. Portanto, salvo a ocorrência de picos inesperados, estamos preparados para suportar qualquer volume sem aumentar o prazo de permanência dos navios à espera para a descarga. 

 

4) A Nova Lei dos Portos, a Lei nº 12.812/13, que tem como objetivo aumentar os investimentos nos portos brasileiros e melhorar as operações logísticas, alterou algumas normas portuárias. Para a APPA, quais foram os principais efeitos que ocorreram com a Nova Lei dos Portos?

Todos os portos brasileiros terão a oportunidade de ofertar ao mercado alternativas de investimentos na estrutura portuária, com a licitação de novos terminais. Não é diferente para a APPA que, a depender das liberações legais ofertará diversos projetos ao mercado propiciando investimentos relevantes na sua infraestrutura.

 

Equipe GlobalFert, 30/09/2015

Imagem: APPA

 

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