Entrevista exclusiva com Manuel Palma, CEO da Amazon AgroSciences, falando sobre os desafios e perspectivas para o mercado de fertilizantes.
Acompanhe a entrevista exclusiva GlobalFert com Manuel Palma, CEO da Amazon AgroSciences, falando sobre os desafios e perspectivas para o mercado de fertilizantes.
Amyr Cerquetani: Olá pessoal, seja bem-vindo a mais um conteúdo exclusivo GlobalFert.
Hoje temos Manuel Palma, CEO da empresa Amazon AgroSciences, engenheiro agrônomo e mestre em solo e nutrição de plantas pela USP-ESALQ.
Manuel, é um prazer ter você aqui com a gente.
Manuel Palma: Muito obrigado Amyr, o prazer é todo meu.
Amyr Cerquetani: Manuel, para a gente começar aqui nossa entrevista, eu gostaria que você falasse um pouquinho sobre você, sobre a sua trajetória até aqui, quem que é o Manuel, qual é a sua atuação na Amazon, essa importante empresa para o agronegócio brasileiro.
Manuel Palma: Obrigado pela oportunidade Amyr! Bom, eu sou de origem salvadorenha, sou natural de El Salvador na América Central e eu tive a oportunidade e o privilégio de estudar agronomia na Escola Luiz de Queiróz.
Me formei na turma 81, depois eu fiz o mestrado em solos e nutrição de plantas e posteriormente, junto com a minha esposa, eu me casei aqui no Brasil, e meus filhos mais velhos, viajamos para a América Central, onde eu fiz boa parte de minha vida profissional.
Em 2005, retornamos ao Brasil e começamos o nosso trabalho aqui, na verdade continuamos o trabalho que já vinha sendo feito na América Central, na área de nutrição de plantas. E nós desenvolvemos nossas próprias fórmulas, antes uma empresa terceirizava nossas formulações, porque isso já era feito na América Central, e a partir do ano de 2014, nós começamos a industrializar nossos fertilizantes líquidos, montando a Amazon AgroSciences.
Amyr Cerquetani: Perfeito Manuel, realmente aí uma história bem diferente, você morando em dois países, vindo de um outro país, realmente uma experiencia muito incrível.
Manuel, começando aqui com a nossa primeira pergunta da entrevista: Nesse momento de preços elevados de fertilizantes, a gente viu que teve um redirecionamento de demanda por alternativas né, e a gente entende teve um aumento de demanda por fertilizantes organominerais. Como que foi esse momento para vocês, vocês sentiram esse aumento de demanda nos últimos meses?
Manuel Palma: Sim Amyr, nós sentimos e ainda continua esse aumento, esse incremento da demanda. O momento para a nossa empresa na realidade está sendo muito bom, pois os fertilizantes organominerais no nosso caso, tem alavancado bastante e puxado pela demanda dos diferentes setores, dos cerais, das frutíferas, do café inclusive, então estamos muito satisfeitos com isso.
Amyr Cerquetani: Legal! Então a gente vê o pessoal de fertilizantes bem na ativa, o mercado muito movimentado né, a gente vê bastante estabilidade no mercado, mas a também muita oportunidade acontecendo, não é Manuel?
Manuel Palma: É verdade!
Amyr Cerquetani: O site de vocês inclusive, eu estava observando, vocês têm um produto anunciado que é o GRANBLACK, gostaria que você falasse um pouco mais sobre esse produto, a gente vê que ele realmente tem algumas características diferentes, quais são os benefícios, qual que é a diferença deste produto no mercado?
Manuel Palma: Sim, bom, o GRANBLACK nós consideramos um dos nossos produtos premium, estrela, ele é único no mercado. É um produto de pesquisa brasileira, pesquisa que nasceu no Instituto Agronômico de Campinas, por meio do Centro de Citricultura Sylvio Moreira. Os pesquisadores desenvolveram um trabalho ao longo dos anos, como resultado disso houve uma patente e nós transformamos essa patente em um fertilizante junto com uma empresa de pesquisa chamada CiaCamp, este é um trabalho de desenvolvimento. Este fertilizante chamado GRANBLACK, ele é diferenciado, primeiramente essa molécula é única, somente o IAC pode utilizar e ele cedeu a patente para nós.
O que que o GRANBLACK faz? Em primeira instancia nos orientamos o GRANBLACK para citricultura e fruticultura também. Em citricultura, quem é da área de citros sabe, que os produtores de citros estão sofrendo muito, muito, muito ao longo dos últimos anos por causa do declínio da produção citrícola por diversos fatores. Existem fatores que fazem com que os P’s não consigam ter um bom fluxo de nutrientes internamente, e esse fluxo de nutrientes que não é adequado, faz com que a planta comesse a definhar aos poucos, as frutas caem e a produtividade vai definhando até que deixe de ser atrativo ou a planta morra. O que que faz o GRANBLACK? Ele promove um maior fluxo de seiva dentro da planta, aumenta a eficiência metabólica dentro das plantas, isto é muito importante porque uma eficiência metabólica adequada, junto com a nutrição adequada, faz com que essa planta vá se recuperando aos poucos. Ela não deixa de ter aqueles problemas iniciais, mas esses problemas conseguem ser superados com o uso do GRANBLACK de tal maneira que a planta volta a produzir, volta a ser algo interessante para o produtor, aquele produtor que estava já decepcionado e largando a citricultura, muitos deles estão atualmente muito satisfeitos porque voltaram a produzir.
Amyr Cerquetani: Que bom! Realmente o setor citrícola aqui no Brasil cada vez vem sofrendo novos desafios, a gente vê aí problemas com greening, problemas com nutrição. E foi até legal que você comentou Manoel, eu já fiz parte do time do CCSM, então conheço o pessoal.
Manuel Palma: Você conhece, certo! E uma coisa importante do GRANBLACK que você já conhece o trabalho do Centro de Citricultura, é que o GRANKBLACK com o trabalho que ele faz, ele reduz a queda de frutos. Você falou do greening, no greening temos muito essa expressão de queda de frutos, não é verdade? Frutos que são perdidos, frutos que não tem mais nenhuma utilidade, então ele promove o vigor das plantas, isso resulta numa maior absorção de nutrientes graças ao maior fluxo de seiva, e a queda de frutos é reduzida drasticamente e isso é muito importante para os produtores, isso é um ganho para eles muito, muito grande.
Amyr Cerquetani: É ter um produto desse no mercado faz toda diferença né? Ainda mais um desenvolvimento de um pessoal tão profissional, empresa também atua muito forte aí no mercado. Manuel, nesse momento atual, qual fertilizantes organominerais você indicaria para o produtor rural e o que você recomendaria para eles aumentarem a eficiência nesse momento.
Manuel Palma: Amyr, nós realmente temos uma linha completa de fertilizantes pensados em aumentar a eficiência, depende das culturas, das necessidades. Mas, vamos falar um pouquinho desses organominerais que você está falando, mas eu vou focar em um fertilizante de maneira especial. Esse fertilizante também tem como origem aquela pesquisa na qual nós falamos, essa pesquisa do Instituto Agronômico de Campinas nós desenvolvemos o CEREALIS também, um fertilizante novo chamado CEREALIS. O nome indica para o que que ele é orientado, para os cereais né? Os cerais estão sofrendo muito atualmente, a cultura do milho, da soja, nós temos muitas mudanças climáticas, estresses oxidativos. Quando isso acontece a eficiência fotossintética das plantas é muito diminuída e as plantas começam a murchar praticamente, então a produtividade cai drasticamente. Quando o produtor usa o CEREALIS dentro do seu programa, o produtor de soja, de milho, de trigo, de qualquer cereal, o CEREALIS incrementa a eficiência fotossintética, isso é transformado em maior produtividade. Acontece assim, como o GRANBLACK, um maior fluxo de seiva, mas por quê? A pesquisa demonstra que o CEREALIS rompe a ligação dos açúcares redutores permitindo assim maior fluxo da seiva e assim maior fluxo de nutrientes. E o CEREALIS trabalha em níveis enzimáticos, ele induz o aumento da síntese de enzimas como glutationa peroxidase, catalase, enzimas que trabalham em benefício da planta. Essas enzimas fazem com que aquele estresse que vai estar danificando a planta seja completamente reduzido. Quando falamos de estresse Amyr, estamos falando de estresses causados por fatores bióticos, ou seja, insetos ou outros tipos de fatores, doenças inclusive e fatores abióticos, como clima essas mudanças drásticas de temperatura.
Amyr Cerquetani: Então esse produto serve para dos dois fatores? Bióticos e abióticos?
Manuel Palma: Isso mesmo, isso mesmo! E para que as pessoas que vão acompanhar isso, conheçam um pouquinho o CEREALIS, nós estamos fazendo testes de campo inclusive, desde 2019 e parte desses testes estão tem sido feito por uma empresa de pesquisa aqui de São Paulo. O CEREALIS demonstrou um incremento muito alto ao longo do tempo, por exemplo, para dar uma ideia, na safra 21/22 na cultura da soja, a testemunha, foi uma cultura onde foram feitos todos os tratamentos, fertilizações etc. a colheita foi de 110,7 sacas/hectare, é muito grande isso em termos agronômicos. Mas, com o tratamento de CEREALIS, foram colhidas 132,9 sacas, 22 sacas a mais por hectare, isso significa que o CEREALIS promove o incremento da produtividade. O produtor hoje está à procura de incrementar a produção na mesma área, não é verdade?
Amyr Cerquetani: Com certeza! Aí pessoal, a AgroSciences aumentando a competitividade do Brasil no agronegócio de cereais hein!
Manuel Palma: É isso mesmo, é isso que o CEREALIS faz!
Amyr Cerquetani: Muito bom, muito bom ouvir. É realmente uma diferença bem grande. A gente vê aí a testemunha com 107 e com o produto, 130, se eu não me engano?
Manuel Palma: Uma diferença muito grande, 133 praticamente para 111 sacas, uma diferença muito significativa.
Amyr Cerquetani: É uma diferença de quase 30%, realmente é uma diferença muito significativa. É Manuel, ao longo da nossa entrevista aqui, você também citou que vocês também trabalham com fertilizantes líquidos né? Acho que a gente até falou um pouco de alguns. Gostaria que você falasse, também recomendasse alguns líquidos que vocês trabalham e quais seriam as diferenças para os demais, quais seriam o aproveitamento desses fertilizantes?
Manuel Palma: Muito bem, então vamos comparar os fertilizantes líquidos com os sólidos, pode ser Amyr?
Amyr Cerquetani: Com certeza.
Manuel Palma: Os sólidos são fertilizantes convencionais, os que são mais utilizados no mercado de maneira natural. Mas quais soa as diferenças? Quando um fertilizante sólido é depositado no solo, esse fertilizante está na forma de sal, ou seja, o nitrato de amônio é um sal, o nitrato de potássio, um cloreto de potássio. A planta não absorve sais, esse fertilizante precisa ser dissolvido na solução do solo e então esse sal é quebrado formando íons, as raízes absorvem íons, mas nessa transformação existe uma perca energética, talvez uma fixação de elementos iônicos pelas argilas do solo e a eficiência da absorção, como de qualquer elemento, depende de fatores do solo, dos microrganismos dos solos, das raízes, depende de muitos fatores. Quando nós falamos de fertilizantes líquidos, que são os que a Amazon AgroSciences trabalha, então nós pensamos em íons, fertilizantes dentro daquele guidão na forma iônica, elementos prontos para serem absorvidos pela planta. E algo importante que diferencia também Amyr, nós trabalhamos na eficiência dos nossos fertilizantes, inserimos substância nos nossos fertilizantes líquidos, seja para serem absorvidos via solo ou via foliar, para que ele seja não somente transportado rapidamente para dentro da planta, dentro da raiz, ou dentro da folha, se não que para incrementar a biodisponibilidade. O que significa isso Amyr? Biodisponibilidade significa que aquele alimento que já está dentro da planta, passe a exercer sua função dentro do metabolismo da planta, que é isso o que o produtor quer porque a planta precisa produzir, não é verdade? Então quando nós trabalhamos com o fertilizante, ou o trabalhador trabalha com os fertilizantes da Amazon AgroSciences, esses fertilizantes são de biodisponibilidade muito alta.
Amyr Cerquetani: É Manuel, realmente a gente vê aqui né, o nível tecnológico da Amazon trazendo produtos cada vez mais diferenciados no mercado né? E já seguindo essa linha, a gente vê que a Amazon AgroSciences está sempre em busca de inovação, sustentabilidade, quais os pontos chaves da empresa para essa excelência, que a gente vê que realmente vocês trazem isso com bastante excelência e como isso se aplica para os fertilizantes?
Manuel Palma: Esse é um ponto muito importante para nós, porque a chave são as pessoas. Na Amazon AgroSciences acreditamos que a diferença entre aquilo que é bom e aquilo que é excelente é o trabalho, a mente, a paixão de cada uma das pessoas que trabalham aqui dentro da empresa. Então nós acreditamos na importância de ter ao nosso lado, pessoas curiosas, pessoas que estão sempre procurando os porquês, que se fazem perguntas e procuram respostas. Sempre existem desafios na agricultura e continuará existindo, principalmente nestes momentos de climas aversos, nessas épocas de mudanças climáticas, os desafios são muito grandes, deficiências hídricas muito grandes. O que que nós podemos fazer? Como que nossa empresa pode contribuir com o uso eficiente daquilo que nós fazemos, para que eles possam gerar uma resposta fazendo com que as plantas possam ter uma maior resistência, mesmo em condições aversas, talvez produzir um pouco mais. Então nós temos do nosso lado, uma equipe muito, muito boa. A nossa equipe técnica procura respostas em campo, eles procuram tendências, o que está acontecendo? O que pode acontecer no futuro? Quais são as tendências na agricultura? Problemas que estão se apresentando? Como a Amazon pode trabalhar aqui? Periodicamente então nós discutimos dentro da empresa tendencias, problemas que se apresentam, e quando nós chegamos a conclusões, nós lançamos desafios para o departamento de pesquisa e desenvolvimento. Nesse departamento trabalham PhD’s, são pessoas, são cientistas na realidade que levam a pesquisa agrícola muito a sério, porque a pesquisa é aquilo que faz a diferença, pesquisa, transformada em resultados. Então, uma vez que eles trazem respostas para nós, nós começamos a fazer diferentes testes, diferentes alternativas dentro na Amazon e no campo também, encontrando produtos certos para trazer sempre novidades para o produtor. Mas existe também outra vertente com a qual nós trabalhamos Amyr, nós fazemos parcerias certas com institutos de pesquisa, com centros de pesquisas de muito renome aqui no Brasil e temos algumas parcerias com lá fora também, porque temos as melhores mentes da agricultura trabalhando para o desenvolvimento do agro. Então a Amazon quer aproveitar, fazer alianças estratégicas e isso que estamos fazendo, uma amostra disso é essa parceria que temos com o Instituto Agronômico de Campinas.
Amyr Cerquetani: É realmente, seguindo uma linha de profissionalismo, de investimento em pesquisa muito grande né? Fora também que a gente tem uma tendência aqui no agronegócio brasileiro de sempre buscar o aumento de produtividade, sempre buscando inovações e os produtos como o de vocês, é a tendência para o mercado brasileiro. A gente vê que cada vez mais o consumo vem aumentando, o investimento em pesquisa também aumentando nessa área, então é muito legal o que você trouxe aqui para a gente Manuel. E Manuel, chegando ao final da nossa entrevista, eu gostaria que você deixasse uma mensagem para nossos telespectadores do agronegócio brasileiro.
Manuel Palma: Muito bem! Muito obrigado. Antes de deixar uma mensagem, eu queria convidar os telespectadores do agronegócio que talvez vão acompanhar essa entrevista. Eu quero primeiro agradecer a paciência de vocês. Quero convidar vocês para que conheçam a linha completa de fertilizantes da Amazon AgroSciences, nós trabalhamos com fertilizantes líquidos para a aplicação via solo, via foliar, organominerais, minerais, bioestimulantes também nós desenvolvemos, produtos de alta performance no campo, porque todos eles trazem o selo da pesquisa. Eu sou estrangeiro, mas eu me sinto brasileiro porque sou um apaixonado pelo agro brasileiro. O produtor brasileiro é um batalhador, que nunca tira a toalha, quero parabenizar vocês por nunca desistirem do Brasil. Um país fantástico, um país que tem tudo, tudo, tudo, tem clima, tem água, tem solo, tem terra e o mais importante, tem o fator humano. Pessoas que lutam para seguir a diante, nós da Amazon AgroSciences agradecemos a parceria com nossos clientes, com nossos produtores e convidamos aqueles não nos conhecem, que não conheçam os fertilizantes da Amazon AgroSciences, que conheçam. E com certeza vão ficar muito satisfeitos e aqueles que querem conhecer a empresa também, saber como nós trabalhamos aqui dentro do nosso dia a dia, todos vocês estão convidados.
Amyr Cerquetani: Então pessoal, vamos dar uma conferida nesse produto, eu já fui do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, realmente eles investem bastante em tecnologia, eles são muito profissionais e vale a pena conferir os produtos da Amazon aqui no nosso agronegócio.
E para você acompanhou a gente até o final, acesse o nosso site, se inscreva na nossa newsletter, fique atualizado com as principais notícias do agronegócio brasileiro e o time GlobalFert deseja a você um ótimo final de semana.