Gerente Sênior da Armac, Bárbara Laudano, comenta sobre inovações no setor logístico
Confira a entrevista exclusiva do GlobalFert com Bárbara Laudano, Gerente Sênior da Armac.
Bárbara Laudano é Gerente Sênior da Unidade de Negócios de Portos, Terminais Ferroviários e Fertilizantes da Armac, e pós-graduada em engenharia portuária e ESG pelo IPOG. Tem 10 anos de experiência na gestão de operações portuárias e na indústria de fertilizantes e participações em feiras internacionais do setor, como a Fertilizer Latino Americano. É uma das grandes lideranças femininas neste setor em todo o Brasil.
Para dar início a nossa conversa, a ARMAC é uma empresa que possui soluções em locação de máquinas, equipamentos e serviços. Poderia nos contar um pouco sobre a empresa, sobre os segmentos atendidos, serviços e onde estão localizados?
No ano em que celebramos três décadas, nos consolidamos como uma empresa de serviços especializados e complexos para os mais importantes segmentos da economia brasileira, como fertilizantes, mineração, florestal, indústria, agroindústria, siderurgia, movimentações em portos e terminais logísticos, infraestrutura e serviços de terraplenagem. Além de locação de máquinas da linha amarela e equipamentos.
Atuamos em três frentes de negócio: Operações contínuas, Rental e venda de Seminovos.
Desenvolvemos um modelo inovador de negócios, que alia competência diferenciada de manutenção com extenso portfólio de serviços especializados, com operações seguras e eficientes.
Contamos com mais de 2 mil clientes ativos nos mais diversos segmentos. Nos especializamos na gestão e operação da movimentação de insumos e materiais finais de produções, como minério e estéril, biomassa, fertilizantes, metais, grãos, açúcar e sal. Esses serviços são executados em minas, usinas sucroenergéticas, plantas de produção e terminais logísticos. A empresa também se insere no transporte de madeira, cargas, rejeitos, resíduos e movimentação interna e intralogística em armazéns, galpões industriais e centros de distribuição.
Nossos mais de 6.000 colaboradores são nosso principal ativo, garantindo todo o suporte necessário para manter nossa frota de mais de 11 mil ativos em pleno funcionamento, muitas vezes 24 horas por dia, a serviço de nossos clientes.
Temos uma forte atuação no mercado de fertilizantes, com grandes operações nas principais empresas do setor. Por isso, desenvolvemos uma ampla expertise para garantir a excelência e segurança dos serviços prestados, de forma a sempre garantir operações seguras e contínuas aos nossos clientes.
Além da qualificação técnica do nosso time de colaboradores, um dos diferenciais das operações da Armac para fertilizantes é a maneira como é feita a manutenção de nossas máquinas, devido às características corrosivas do material. É uma expertise e diferencial que desenvolvemos por nossa larga experiência no setor, um importante diferencial competitivo. Produções de fertilizantes exigem muito de nossa capacidade de resposta rápida e coloca à prova a disponibilidade física de frota e não permite ineficiência.
Falando um pouco mais sobre os serviços, a ARMAC possui especialistas e veículos de serviço para prestar assistência no Brasil todo. Poderia compartilhar conosco um pouco mais sobre como funciona esse suporte?
Para suportar toda excelência de atendimento e garantir produtividade, destacamos nossa expertise em manutenção de máquinas multimarcas. O complexo de oficinas de 300 mil m², em Vargem Grande Paulista (SP), é o centro estratégico desta excelência em manutenção. Neste ano, aumentamos o número de estruturas da Armac espalhadas pelo país, totalizando 34 estruturas de manutenção em 12 estados, entre filiais, oficinas avançadas e pontos de apoio.
Temos um corpo técnico altamente qualificado por investimos fortemente na formação e capacitação constante dos mais de 1 mil mecânicos e mais de 2,7 mil operadores e motoristas. A Armac estruturou sua própria escola técnica, a Academia Bravos, para formar e qualificar profissionais de linha de frente. Neste processo de evolução para atender com excelência diferentes especialidades, já foram entregues mais de 1 mil certificados de manutenção e mais de 7 mil certificados para operadores de máquinas.
Outro diferencial da empresa é o compromisso com a sustentabilidade. Conta um pouco para a gente sobre a importância do modelo de negócio de compartilhamento de máquinas e de que forma a visão de sustentabilidade da empresa tem se mostrado presente no mercado?
A locação é a melhor forma de compartilhar o uso de um equipamento entre diversas aplicações. E o compartilhamento do uso é a melhor maneira de reduzir a pegada de carbono de diversas indústrias, entre elas a de máquinas e equipamentos.
A pegada de carbono da produção dos equipamentos é uma parcela relevante da emissão de CO2 da vida do equipamento. Sendo assim, quanto menos equipamentos o mundo precisar produzir para manter sua infraestrutura, melhor será para o planeta. Isso faz com que soluções de compartilhamento e extensão de vida útil sejam muito valorizadas por empresas realmente preocupadas com a situação do meio ambiente.
Ainda na agenda de sustentabilidade, estamos investimos em iniciativas de economia circular, por meio de ações de logística reversa, com coleta de peças e componentes substituídos em manutenções de campo para serem recondicionados e retornarem em plenas condições operacionais e de segurança ao ciclo de produção. Atuamos ainda no recondicionamento de componentes e peças para a maior ciclo de vida para os ativos. Além disso, realizar manutenção de alto padrão com o máximo aproveitamento de peças e componentes para que continuem produzindo em alto rendimento por mais e mais ciclos.
Falando um pouco sobre os segmentos atendidos pela ARMAC, um deles é o setor agrícola. Gostaríamos de saber um pouco sobre quais tecnologias e serviços específicos vocês trazem para esse setor.
O agro é um dos principais mercados atendidos por nós. Atuamos desde operações de descarga e movimentações em portos e terminais até em diversas outras atividades em fazendas, como movimentação de proteína animal, carga e transporte de torta e fuligem, sistematização e preparo de solo, além da manutenção de vias e estradas.
Nosso modelo de locação de máquinas e equipamentos viabiliza negócios de clientes de todos os portes, em muitas cadeias produtivas. Desenvolvemos soluções customizadas para necessidades de qualquer tipo de operação, inclusive de alta complexidade.
Acima mencionei nossos diferenciais de manutenção, escala, abrangência nacional, mas quero destacar nossa rede de lojas de seminovos para atender nossos clientes quando eles optam pela compra de nossas máquinas e equipamentos em que favorecemos inclusive acesso a financiamento. Já contamos com uma loja em Cotia e outra recém-inaugurada em Rondonópolis. Outras devem ser inauguradas em breve, ampliando nossa cobertura.
Já encaminhando para o final da nossa entrevista, deixo aberto se você quiser trazer mais sobre a ARMAC e aproveito para perguntar o que podemos esperar de inovações e próximos passos para o próximo ano.
Recentemente celebramos a parceria com a Terram Engenharia, por meio da assinatura de contrato de compra de 65% das ações da empresa de terraplanagem, geotecnia, contenções, drenagem e pavimentação. A iniciativa marca a união de duas empresas que são referência em seus respectivos mercados de atuação, com carteira de clientes e competências diferenciadas.
2024 foi um ano de crescimento consistente. Enxergamos demanda resiliente nos segmentos de infraestrutura, mineração e agronegócio. Setores em que o Brasil ainda tem muito por fazer e onde não faltam oportunidades para exercermos nossa missão de apoiar as pessoas que constroem o país.
Bárbara Laudano, Gerente Sênior da Unidade de Negócios de Portos, Terminais Ferroviários e Fertilizantes da Armac.
GlobalFert, 28/11/2024.