Entrevistas

GlobalFert entrevista a T-Minas, contando sobre o mercado de Nutrição Vegetal e aditivos de Bentonitas

O GlobalFert teve a honra de entrevistar Osvaldo Tessarollo Jr. Formado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, trabalha como consultor comercial na área de Vendas de Aditivos de Granulação de Fertilizantes da T-Minas Bentonitas Industriais.

GlobalFert: Para começar, gostaríamos de saber um pouco sobre as principais áreas de atuação da T-Minas dentro do segmento de Nutrição Vegetal.

Osvaldo Tessarollo Jr.: Atualmente a T-Minas, dentro do segmento de nutrição vegetal, está focada no fornecimento de matéria prima no formato de aditivos para granulação de fertilizantes. A nossa linha de aditivos chamada Aglofert atende praticamente todos os tipos de fertilizantes: NPK no grão, organominerais, orgânicos, calcário, gesso e micronutrientes. Nossos aditivos à base de Bentonita Policatiônica garantem ótimos resultados dentro da indústria granuladora, aumentando a produtividade e a dureza do grânulo, além de reduzir o reprocesso e o pó da fábrica.

Outro projeto que está em andamento é a utilização da Bentonita como condicionador de solos. Através da sua elevada CTC, a Bentonita está se mostrando muito eficiente, principalmente em solos arenosos, contribuindo para um melhor aproveitamento dos fertilizantes e retenção de água.

GlobalFert: O setor de nutrição vegetal possui várias áreas adjacentes que utilizam as mesmas matérias-primas, o que contribui para a dinâmica de oferta e demanda, principalmente por se tratar de matérias-primas naturais. Quais são essas áreas para a bentonita, produto de atuação da T-Minas, e como elas impactaram nos preços em 2023?

Osvaldo Tessarollo Jr.: Dentro da agricultura, especificamente no setor de nutrição vegetal, a T-Minas atua com duas linhas de produto: Aglofert e T-Cond. Os aditivos da linha Aglofert foram pensados e desenvolvidos para atender as demandas e solucionar os problemas das indústrias de granulação de fertilizantes. Já a linha T-Cond atua diretamente no campo, pois se trata de um condicionador de solo que melhora as condições físico/químicas,  trazendo mais produtividade ao agricultor. Sendo assim, o uso de bentonita na indústria ou no campo impactará diretamente no custo de produção, trazendo uma maior rentabilidade para nossos clientes.

GlobalFert: Com a situação de acúmulo de estoques por parte de várias indústrias e demanda fraca no ano de 2023, como a T-Minas atuou com esse cenário? Vocês acreditam que o cenário será semelhante em 2024?

Osvaldo Tessarollo Jr.: Tivemos o primeiro semestre de 2023 um pouco abaixo da média devido a esse acúmulo de estoques, mas como todos os produtos da T-Minas são 100% Brasileiros tivemos uma vantagem em relação aos produtos importados, já que não sofremos com a flutuação do dólar. Esse fator deixou nossos clientes em uma situação mais confortável. Além disso, a guerra entre a Ucrânia e Rússia não afetou, de forma alguma, o nosso processo de extração, beneficiamento e entrega dos pedidos.

Com os preços dos fertilizantes voltando a patamares mais acessíveis, a perspectiva para  2024 é de um mercado mais aquecido, desde que a guerra não volte a interferir no fornecimento de fertilizantes. De acordo com relatos de nossos clientes, os agricultores estão mais cautelosos ao fechar negócio, mas a estabilização dos preços dos fertilizantes pode incentivar esses produtores a investir mais em suas áreas levando a uma demanda maior do produto.

GlobalFert: A bentonita, possui diversas aplicações em variados cultivos, contribuindo para maior eficiência da adubação, por exemplo. Atualmente, quais são as principais aplicações da bentonita e como elas impactam no setor de fertilizantes?

Osvaldo Tessarollo Jr.: Com mais de 15 anos no mercado, hoje a T-Minas é referência no setor de aditivos de granulação. Nossa linha Aglofert, a base de Bentonita, entrega maior rentabilidade às indústrias granuladoras de fertilizantes, diminuindo a porcentagem de reprocesso, aumentando a dureza e a esfericidade do grânulo, reduzindo o pó dentro da fábrica e, por fim, aumentando a produtividade da indústria. Os benefícios da linha aglofert se extendem além do processo fabril, nossos aditivos ajudam na abertura mais rápida do grânulo, deixando o fertilizante prontamente disponível para a planta. A linha T- Cond, nosso condicionador de solo, é uma importante ferramenta para atingirmos maiores níveis de aproveitamento dos fertilizantes que estamos aplicando, principalmente aqueles que se perdem com maior facilidade através da lixiviação. Todos esses pontos positivos da bentonita se convertem em ganho de produtividade seja para nossos clientes na indústria, seja para os agricultores no campo.

GlobalFert: Por fim, gostaríamos de saber um pouco mais sobre qual é a perspectiva de crescimento para o mercado de bentonitas? Além disso, sua participação no mercado de fertilizantes deve crescer nos próximos anos?

Osvaldo Tessarollo Jr.: Estamos observando que após os eventos da pandemia e da guerra entre a Ucrânia e Rússia, o Brasil foi forçado a renovar e ampliar suas fábricas de fertilizantes com intuito de diminuir a dependência do mercado exterior. Sabendo que o Brasil é o quarto maior consumidor mundial de fertilizantes, essas mudanças internas vêm para somar positivamente, pois assim valorizamos o que é produzido aqui e diminuímos a dependência em relação a importação de fertilizantes.

Diante desse cenário, esperamos contribuir com esse crescimento oferecendo matéria prima de qualidade e ajudando essas novas indústrias com a nossa expertise no ramo de granulação de fertilizante. Esse crescimento vem sendo puxado principalmente pelos fertilizantes organominerais que cresceu em torno de 30% no ano de 2022 em relação a 2021.

GlobalFert: Nós do GlobalFert agradecemos muito por essa entrevista e pela sua disponibilidade. Fique à vontade para deixar sua mensagem final Osvaldo.

Osvaldo Tessarollo Jr.: Como representante da equipe T-Minas, agradeço imensamente a GlobalFert pela oportunidade de compartilhar um pouco do nosso conhecimento com as demais pessoas. Espero que esse crescimento industrial no ramo dos fertilizantes continue em expansão constante, pois o nosso país é muito rico em minerais e não podemos perder essa oportunidade.

Gostaria de deixar um recado para todas as indústrias granuladoras de fertilizante, caso estiverem passando por algum problema citado anteriormente:

Contem com a T-Minas, pois temos os melhores produtos e a melhor equipe técnica para atuar dentro e fora da sua indústria!

GlobalFert, 05/09/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo