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Entrevista: Presidente da EMAP destaca crescimento da importação de fertilizantes pelo Porto de Itaqui

Ted Lago, Presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, responsável pelo Porto de Itaqui e Porto Grande, foi entrevistado pelo GlobalFert e comentou sobre a evolução do Porto de Itaqui. Lago é graduado em Administração de Empresas com MBA em Finanças e Planejamento Estratégico pela PUC-RJ. Iniciou sua carreira profissional na aviação comercial na empresa Sharp Brasil Eletrônicos e trabalhou também como Diretor de Operações da franquia Coca-Cola no Maranhão.

 

1. O Porto do Itaqui, no acumulado de 2015, movimentou 1,4 milhões de toneladas de fertilizantes, 12% a mais que o mesmo período do ano anterior, destacando-se entre os cinco principais portos no desembarque de fertilizantes. Quais foram os fatores determinantes para este crescimento?

A localização privilegiada do Porto do Itaqui, que se conecta ao corredor logístico centro-norte e aos principais portos do hemisfério norte, favorece o posicionamento do nosso porto entre os maiores movimentadores de fertilizantes do Brasil. E, apesar da crise econômica, o Itaqui vem aumentando sua participação de mercado portuário na movimentação dos fertilizantes em 2,4 pontos percentuais. Saímos de 5,6% no ano de 2014 para 8% neste ano. Investimentos no aprofundamento dos berços de atracação e na bacia de evolução, assim como ações operacionais que permitiram o aumento das consignações médias dos navios e o crescimento da produtividade, aumentando a atratividade do Porto do Itaqui, além da ampliação da área de produção agrícola na região do MATOPIBA (estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

 

2. Nos últimos anos, quais foram os principais produtos desembarcados no Porto do Itaqui e quanto representa a importação de fertilizantes em relação ao total importado? Quais produtos, além de fertilizantes, tiveram um crescimento no volume de movimentação?

Considerando os anos de 2014 e 2015, os principais produtos importados no Porto do Itaqui foram fertilizantes, carvão, clínquer e escória, além de derivados de petróleo (importação). Nas exportações temos como principais produtos: grãos (soja, milho e farelo de soja), com 7 milhões de toneladas produzidas no MATOPIBA; celulose, com  1,5 milhões tons; ferro gusa, com 1,1 milhões de tons; e manganês, com 120 mil tons. A participação dos fertilizantes é de aproximadamente 22% das mercadorias desembarcadas no Porto do Itaqui. Além de fertilizantes, as cargas que se destacaram no volume de desembarques foram carvão, que atingiu a marca de 1 milhão de tons e derivados de petróleo (importação), com 3 milhões de ton.

 

3. Quais são as principais origens dos navios de fertilizantes que desembarcam no Porto de Itaqui?

A importação de fertilizantes é originada principalmente da Rússia, Bélgica, Estados Unidos e China.

 

4. Na EMAP existem projetos que envolvem a criação do Futuro Terminal de Fertilizantes do Maranhão (TEFEM), incluindo a expansão do Porto de Itaqui com a construção de um Terminal e respectivo Berço voltado especialmente para fertilizantes, com capacidade de 5 milhões de toneladas por ano. Quais são as expectativas para o início das obras deste novo investimento?

O projeto de construção do Tefem (Terminal de Fertilizantes do Maranhão) está previsto no Programa de Investimentos em Logística – lote II – que está sendo conduzido pelo Governo Federal através da SEP – Secretaria Especial de Portos e teve a realização do primeiro leilão em dezembro deste ano. O primeiro lote de licitação foi um sucesso e aguardamos a agenda 2016 para que os terminais de Fertilizantes e de Celulose para o Porto do Itaqui sejam licitados. Pelo cronograma, o leilão dos nossos lotes está previsto para maio de 2016.

 

5. Recentemente foi anunciado pelo Programa de Investimento em Logística 2015/2018 do Governo Federal investimentos de R$ 509 milhões no Porto de Itaqui. Qual sua visão quanto aos impactos deste investimento para o estado do Maranhão?

A construção de um Terminal especializado em fertilizantes, com um berço dedicado, nos posicionará definitivamente entre os principais portos do agronegócio brasileiros. Esse investimento, somado à capacidade multimodal proporcionada pela infraestrutura da Ferrovia Norte-Sul, transformará o Porto do Itaqui no mais eficiente corredor logístico do centro-norte brasileiro. Além do Tefem, está previsto no PIL o investimento no Terminal de Celulose do Maranhão, que complementará um grande investimento privado no interior, gerador de emprego e renda para a população, transformando assim o Maranhão em um estado atrativo aos investidores. Fora os investimentos anunciados pelo Governo Federal, na esfera estadual estamos trabalhando na captação de investimentos nas áreas de gás e petróleo, siderurgia e na movimentação de contêineres. Os investimentos com recursos próprios para o ano de 2016 estão em aproximadamente R$ 85 milhões, 90% voltado para a área primária, ou seja, investimento diretamente ligado à melhoria e eficiência operacional do Porto do Itaqui.

 

Sobre o Porto de Itaqui

O Porto do Itaqui, juntamente com os terminais privados da Vale e Alumar, integra o segundo maior complexo portuário em movimentação de carga do país. O Itaqui é o principal indutor do desenvolvimento econômico e social do Maranhão, que tem grandes investimentos previstos para os próximos anos em áreas como refino de petróleo, agronegócio, celulose e pellets, cimento, geração de energia, entre outros.

Com uma gestão empreendedora e sustentável, a Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP está focada no potencial humano e na valorização das práticas de desenvolvimento econômico, ambiental e social.

GlobalFert, 29/12/2015

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