Entrevistas

Professor da ESALQ Paulo Pavinato traz informações sobre nutrição do solo em entrevista exclusiva para o Outlook GlobalFert 2023.

Na última quarta-feira, 31, foi lançada a 4ª edição do Outlook GlobalFert. A publicação tem como objetivo proporcionar aos leitores informações relevantes sobre o mercado de nutrição vegetal, além de contar com a participação de especialistas e associações do setor. Em entrevista realizada pela equipe, o Prof. Dr. Paulo Sérgio Pavinato, especialista em fertilidade do solo e adubação, destacou temas importantes como o cultivo de cana-de-açúcar e suas peculiaridades, nutrição e tendências, além de explicar o desafio envolvendo o fósforo nos solos brasileiros.

 “Um dos diferenciais mais importantes da cana é que ela remove alguns nutrientes muito mais do que outros, principalmente o potássio” destacou Paulo Sérgio, comparando com as culturas de soja e milho. O professor ainda abordou a importância das boas práticas antes do plantio, para garantia de maiores índices produtivos.

Durante a entrevista, o professor também comentou a respeito das tendências na utilização de fontes alternativas para a nutrição do solo, assunto bastante em pauta em função das altas nos preços dos fertilizantes químicos nos últimos anos, reflexo dos impactos da pandemia de COVID-19 e a Guerra Rússia-Ucrânia. “Os Insumos biológicos, como são chamados hoje, deverão evoluir bastante para melhorar a exploração de nutrientes do solo, principalmente para o fósforo”, destacou.

Pavinato também ressaltou a diversidade dos solos brasileiros e como suas características influenciam na perda de nutrientes “a maioria dos solos são intemperizados com uma capacidade de retenção de nutrientes não tão grande”.

Confira na íntegra essas e outras entrevistas que estão disponíveis no site da GlobalFert www.globalfert.com.br/outlook-globalfert/

GlobalFert 06/06/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo