Solo sagrado fala sobre a importância da utilização dos micronutrientes, benefícios da utilização de nitratos e os impactos do cenário atual no mercado.
Em nossa entrevista escrita de hoje temos a participação da Solo Sagrado, falando sobre a importância e benefícios dos micronutrientes para a cultura dos citros, as vantagens de optar por nitrato em alternativa aos sulfatos e os impactos do cenário atual no mercado desses produtos.
Quais são os benefícios da utilização dos Nitratos como fontes de micronutrientes para a produção de laranja?
São inúmeros os benefícios na produção de Laranja ou de citros de maneira geral (Laranja, Limões, Tangerinas). Alta absorção pela planta, rápida translocação, maior eficiência, alta compatibilidade e fácil aplicação.
Não podemos esquecer que os micros nutrientes são elementos minerais essenciais presentes no solo e são requeridos pelas plantas em menores quantidades, mas nos solos tropicais como é o nosso caso, as quantidades desses elementos são mínimas e muitas vezes a planta não consegue suprir a necessidade de completar o ciclo de vida, e com sua aplicação garantimos assim uma alta produtividade, no caso da Laranja principalmente Zinco e Manganês.
Dessa forma se faz necessário fazer complementação desses micronutrientes via pulverização foliar. Onde aplicamos o que há de mais tecnológico no mercado, e não podemos dizer que se trata apenas de Nitrato, e sim micronutrientes formulados com alta tecnologia físico-química empregados para estarem prontamente disponíveis para planta no momento da aplicação.
Quais as vantagens dos Nitratos em relação aos Sulfatos?
Os Nitratos para uso foliar na Citricultura são em sua maioria soluções Verdadeiras, ou seja, não decantam, não cristalizam e possuem uma Condutividade Elétrica (EC) ideal para pulverização proporcionando assim uma maior e mais rápida absorção em comparação com os Sulfatos que por sua vez, normalmente são sais separados onde há a necessidade de se ficar manipulando um a um.
EX: Sulfato de Zinco, Sulfato de Manganês, Sulfato de Magnésio, Sulfato de Cobre entre outros, o que acarreta muitas vezes em desperdício de tempo e dinheiro, já que a sua absorção pela planta é mais baixa se comparados com os nitratos de Alta Tecnologia, além disso no caso dos sulfatos há necessidade de se fazer uma pré mistura antes o que aumenta em muito o tempo de preparo de calda.
No cenário atual, há aumentos na procura de Nitratos como fonte de micronutrientes para a citricultura?
Grande parte dos produtores agrícolas estão procurando aumentar a eficiência das aplicações no campo tanto para fazer uma melhor e mais eficiente aplicação fornecendo a quantidade ideal de micronutrientes que a planta precisa, como também melhorar a aplicabilidade das pulverizações já que produtos à base de nitrato de alta tecnologia permite uma maior compatibilidade com outros produtos possibilitando assim uma pulverização mais dinâmica, aproveitando melhor as entradas dos tratores químicos nas plantações citrícolas.
O que você enxergaria como uma tendência futura para o fornecimento de micronutrientes para as plantas?
A tendência do mercado de micronutriente na minha opinião vai ser por tecnologias, Tecnologia empregada agregando valor, trazendo o que de melhor em aspecto químico, agronômico e biológico, mostrando eficiência no campo.
Já que temos que melhorar a nossa eficiência em produzir alimentos seja em frutas ou cereais, cada vez mais temos que aumentar a nossa produção em áreas cada vez menores, já que nos próximos anos não teremos como aumentar as nossas áreas em Hectares, teremos o desafio de aumentar nossa produtividade, alimentar o Mundo…
A Solo Sagrado se posiciona nessa tendência?
Nós posicionamos o que há de melhor em tecnologia para aplicação agrícola, sendo ela na parte fertilizantes Foliares, Adjuvantes, Bioestimulantes e novas fontes tecnológicas que possibilitam o desenvolvimento e incremento na produtividade do Agronegócio Brasileiro.
Nesse cenário de aumento de preços de fertilizantes, os Nitratos foram afetados? De que forma?
Os maiores aumentos se dão nos produtos importados, principalmente adubos a base de N, P e K, que muitas vezes vem da Rússia. Devido ao nosso posicionamento e contratos que temos no setor, nossos repasses de aumento foram consideravelmente menores que à média que temos acompanhado no mercado, possibilitando alívio para os nossos clientes.