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Abundância de fertilizantes para agricultores brasileiros antes da safra de soja 2022/23

Agricultores brasileiros se preparam para mais uma safra de plantio de soja, a safra 2022/2023 com o componente crítico de fertilizantes para garantir alta produtividade e rendimentos, nos trilhos.

As operações de transporte da logística VLI começaram ao longo dos Sistemas Ferroviários Sudeste e Norte. O terminal Tiplam em Santos, o Porto de Itaqui em São Luís e o Porto de Vitória são as principais portas de entrada da VLI para fertilizantes importados do Canadá, EUA, Rússia, Marrocos , e Oriente Médio, que são embarcados nos terminais ferroviários de Palmeirante (Tocantins), Uberaba e Araguari (ambos em Minas Gerais).

“A integração entre os terminais portuários e a malha ferroviária administrada pela empresa possibilita o abastecimento de diversos importantes empreendimentos agrícolas localizados nas proximidades da Estrada de Ferro Centro-Atlântica, importante malha que fortalece o agronegócio nos estados mais dinâmicos. Da mesma forma, a VLI oferece integração e alta eficiência para promover o escoamento de cargas no trecho norte da Ferrovia Norte-Sul. É a eficiência da integração que dá aos agricultores a segurança de que receberão os fertilizantes no prazo estabelecido, em uma operação ágil e eficiente que favorece o desenvolvimento de seus negócios”, ressalta a gerente comercial de Fertilizantes e Agronegócios da VLI, Juliana Telles.

A empresa atende os principais mercados nacionais produtores de soja, nos estados de Mato Grosso, Goiás e São Paulo, e a nova fronteira agrícola, Arco Norte, formada por Maranhão, Tocantins e Piauí. Além de fertilizantes, a VLI lida com insumos importantes como rocha fosfática, enxofre e amônia.

Em notícia relacionada, foi relatado que o maior transportador de fertilizantes a atracar no Porto de Santos partiu do porto brasileiro em 13 de setembro. O MV Red Marlin, de 229 metros de comprimento, deixou Huanghua, China, em 12 de julho com 82.500 toneladas de sulfato de amônio e chegou no litoral paulista em 27 de agosto. Após o desembarque no porto, a carga seguirá por via férrea para a região Centro-Oeste do Brasil, a maior zona produtora de soja e milho do país, que depende muito desses insumos importados.

Após incertezas no cenário internacional e questões logísticas relacionadas ao conflito entre Rússia e Ucrânia, a agência marítima líder em Santos, Wilson Sons disse que registrou um aumento significativo no volume de movimentação de fertilizantes nos portos.

MercoPress, 20/09/2022.

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