LogísticaMercado

Audiência avalia projetos nacionais para produção de fertilizantes

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados avalia nesta terça-feira (26/11) os projetos em andamento para produção de fertilizantes e insumos agrícolas no país. O debate foi proposto pelos deputados Josias Gomes (PT-BA), Afonso Hamm (PP-RS), Eduardo Sciarra (PSD-PR), Valmir Assunção(PT-BA) e Luci Choinacki (PT-SC). 

Segundo os parlamentares, o Brasil importa atualmente de 70 a 90% dos fertilizantes utilizados na agricultura. Com isso, os produtores ficam sujeitos à oscilação dos preços causada pelo câmbio. Os parlamentares querem mais investimentos para ampliar tanto a produção convencional quanto para a orgânica. 

Para produzir adubos, no entanto, o Brasil precisa primeiro viabilizar a exploração de suas jazidas de nitrogênio, fósforo e potássio – principais elementos usados em fertilizantes –, além de desenvolver tecnologias para produção desses insumos. Entre os desafios listados pelos parlamentares estão a existência de poucas minas de potássio, a dificuldade de explorar esse minério, e a pouca disponibilidade de gás natural – usado para produzir fertilizantes nitrogenados. 

Foram convidados para apresentar os projetos em andamento o ministro da Agricultura, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Gilberto José Spier Vargas, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e o pesquisador da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro. A reunião será realizada no Plenário 6, a partir das 14h30.

Globo Rural, 25/11/2013

Imagem: Ed. Globo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo