Logística

Bolívia inicia projeto logístico para exportação de ureia para o Brasil e Argentina

Nos próximos dias, 500 containers especiais chegarão à planta de ureia e amônia localizada em Bulo Bulo, Cochabamba, que será usada para exportar ureia granular do complexo petroquímico para os mercados brasileiro e argentino.

“Para cumprir com a logística de despacho de ureia, foi definido o uso de containers que estão em caminho da Bolívia. Neste momento se encontram no porto de Arica (Chile) e estima-se que até fim de semana ou nos primeiros dias da próxima semana estará em Santa Cruz”, disse o Diretor do projeto de Amônia e Ureia, Carlos Vilar.

Os 500 containers para a planta de amônia e ureia têm um design patenteado que otimiza as perdas de produto em massa para a descarga do mesmo. Estes containers têm a funcionalidade de rodar 360° para otimizar o tempo de manobra, com dispositivos específicos criados para este fim.

“Eles servirão para transportar ureia da usina para Puerto Suárez na fronteira com o Brasil ou para Yacuiba na fronteira com a Argentina. Cada container tem uma capacidade de armazenamento de transporte de 25t de ureia, são containers de 6m de comprimento por 2,40 m de largura e quase 3 m de altura”, disse Vilar.

Além dos contêineres, a empresa estatal de petróleo também adquiriu 250 vagões especializados para o mesmo serviço de transporte, que estão sendo fabricados na cidade de Santa Cruz.

Tendo mercados tão grandes como o Brasil e a Argentina e uma capacidade de produção de 2100 milhões de t de ureia, então um serviço de transporte em massa é necessário e o transporte através de caminhões requer uma frota muito grande e uma logística para a evacuação do produto.

 

La Razón, 21/03/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo